Pular para o conteúdo

Ubá reabre comércio a partir desta quarta-feira

Atividades estão autorizadas de segunda à sexta-feira, mas com medidas de higienização obrigatórias; decreto deixa aberta possibilidade de lockdown

 

A Prefeitura de Ubá oficializou, por meio de decreto publicado nesta segunda-feira (4), a reabertura do comércio do município a partir de quarta-feira (6). As atividades serão retomadas com adaptações de higienização e horários diferenciados. O decreto também tornou obrigatória a utilização de máscaras em espaços públicos, além de citar a possibilidade de declarar lockdown no município, a depender da evolução do novo coronavírus.

A partir de quarta-feira, os estabelecimentos comerciais podem abrir de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Não há previsão de funcionamento aos sábados, domingos e feriados, com exceção do próximo sábado (9), véspera do Dia das Mães, quando as lojas estão liberadas para atendimento.

Para a retomada, os comerciantes devem respeitar uma série de normativas que visam garantir a higienização dos espaços, como: intensificação das ações de limpeza, disponibilização de álcool em gel 70% na entrada do estabelecimento, realizar isolamento de funcionários com 60 anos ou mais ou que tenham comorbidades, manter isolamento entre os clientes e controlar a aglomeração de pessoas.

As máscaras, sejam de tecido, costura ou descartáveis, passam a ser obrigatórias em espaços públicos e comuns. Se enquadram nessa categoria, conforme o município: vias públicas e praças; ponto de ônibus, rodoviárias e aeroporto; veículos de transporte coletivo, táxi e moto táxi; repartições públicas; estabelecimentos comerciais, de serviços, industriais, bancários, empresas e similares; e outros locais em que possa haver aglomerações de pessoas.

Os eventos com aglomerações, com exceção dos realizados pela Secretaria de Saúde do município que visam orientar profissionais, seguem proibidos. As aulas da rede municipal de ensino estão suspensas por prazo indefinido. Por outro lado, as feiras ao ar livre, tidas como alternativas aos estabelecimentos em ambiente fechado, estão liberadas a partir de determinadas normas de segurança.

 

Fonte: Tribuna de Minas

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *