Pular para o conteúdo

Turismo na Zona da Mata de Minas

  • por
Turismo na Zona da Mata de Minas

Com relevo acidentado e montanhoso, a região teve seu processo de ocupação associado à expansão da cafeicultura. Juiz de Fora se destaca como o município mais importante e industrializado.

Belas reservas e parques naturais cobrem sua área, preserva também alguns trechos da histórica Estrada Real.

Situada próxima ao litoral, sua localização é estratégica em relação a alguns centros consumidores do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória.

O Melhor da Zona da Mata

A região possui três esplêndidos parques:
Parque Nacional da Serra do Caparaó
Parque Estadual do Ibitipoca
Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

O Parna Serra do Caparaó, situado na divisa de Minas Gerais e do Espírito Santo, é uma das mais importantes áreas de preservação da mata Atlântica no país e um local de excepcional beleza, que sempre proporciona aos visitantes paisagens inesquecíveis como o nascer do sol visto do pico da Bandeira.

Um verdadeiro paraíso ecológico é o Parque Estadual do Ibitipoca. Situado em um dos pontos mais altos da Mantiqueira, o Ibitipoca é um dos mais belos parques de Minas. O nome, de origem indígena, significa “serra fendida”. As formações em quartzito conjugadas com os campos de altitude formam um ecossistema especial que chamou a atenção do botânico francês Auguste Saint-Hilaire em 1822, oportunidade em que fez preciosos registros.

Com um rico ecossistema, o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro possui bromélias, orquídeas, cedros, candeias e palmitos doces; abriga também espécies da fauna ameaçadas de extinção, como o sauá, o mono-carvoeiro ou muriqui (o maior macaco americano), a onça-pintada, a jaguatirica e o sapo-boi. Várias espécies de aves podem ser observadas, como o pavó, o papagaio-do-peito-roxo e a araponga.

Museu Pioneiro
Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora possui peças de inestimável valor histórico e artístico. Foi o primeiro museu organizado em Minas Gerais.

Conhecimento de Primeira Qualidade
Cultura, muito agito, juventude, pessoas de diferentes partes do País e um descontraído cotidiano de cidade universitária fazem de Viçosa um dos municípios mais importantes da Zona da Mata.

Hoje a UFV é uma das mais conceituadas universidades federais do Brasil, e o município ainda conta com mais três instituições de ensino superior: ESUV, Faculdade de Viçosa e UniViçosa.

Modernidade
Cataguases possui um relacionamento surpreendente com o modernismo. Em 1920, abraçou a modernidade através da literatura; posteriormente, aconteceram as parcerias com o cinema, a arquitetura e as artes plásticas. Seu surpreendente acervo artístico e arquitetônico é raro de ser encontrado em uma cidade do interior brasileiro.

No frontispício do Santuário de Santa Rita, a pintora Djanira retratou a vida da popular santa da cidade italiana de Cássia.

Vida rural
Muitas cidades da Região Zona da Mata surgiram das lavouras de café, produto cujo cultivo tornou-se a principal atividade do Brasil após o declínio do ouro.

Por estar na região entre a Serra da Mantiqueira e o Vale Paraíba do Sul, possuir belas paisagens e clima agradabilíssimo, esse circuito é um convite ao descanso e à tranquilidade. São vários os lugares para a prática de Turismo Ecológico e Rural. Antigas fazendas, engenhos e alambiques são interessantes opções de visitas.

Ótimas exposições agropecuárias são organizadas em muitas cidades da região.

Site do Café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *