Além da suspensão das aulas, atividades culturais e esportivas foram interrompidas.
O prefeito Antônio Almas (PSDB) decretou situação de emergência em saúde pública por causa do novo coronavírus. A decisão, publicada nesta terça-feira (17) no Atos do Governo, definiu várias alterações no funcionamento dos serviços públicos.
Na segunda-feira (16), o chefe do Executivo já havia comunicado em entrevista coletiva a suspensão das aulas da rede municipal e dos eventos públicos com mais de 100 pessoas.
No decreto publicado no portal da Prefeitura, há a informação de que foi criado o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, sob coordenação do prefeito e com participação das secretarias municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, de Administração e Recursos Humanos, Secretaria de Governo e Procuradoria-geral do Município.
No texto, fica estabelecido que o comitê se reunirá diariamente para discutir as ações.
Nas justificativas da criação do comitê, está a questão de conter a propagação da infecção e da transmissão local.
A cidade tem dois casos confirmados de Covid-19, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) de Minas Gerais.
Veja abaixo outras mudanças:
Servidores públicos
A normativa determina a suspensão de todas as viagens à serviço do Município feitas pelo prefeito, secretários municipais e servidores municipais para locais onde há confirmação de transmissão comunitária de Covid-19.
Todos os servidores municipais, inclusive estagiários, vão ter que comunicar a chefia imediata qualquer viagem realizada para os locais considerados de risco.
No retorno desta viagem, o servidor será afastado administrativamente por sete dias, se não apresentar sintomas, ou por 14 dias, se tiver sintomas.
Servidores com mais de 60 anos, gestantes, portadores de doenças respiratórias crônicas, ou aqueles que tenham passado por cirurgia ou tratamento de saúde que diminuam a imunidade – poderão trabalhar de casa após verificação com a Administração Municipal.
Cultura, esporte e parques com atividade suspensa
No decreto, também foram suspensas, por tempo indeterminado, as atividades culturais organizadas pela Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e todos os eventos esportivos organizados ou de responsabilidade da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Atividades de capacitação e treinamento, promovidas pela Prefeitura, também foram interrompidas.
O funcionamento dos parques municipais, como o Parque da Lajinha e o do Museu Mariano Procópio, foram suspensos.
O atendimento presencial ao público nas unidades da administração direta, autarquias e fundações só será realizado após agendamento por telefone. A exceção é para os serviços de saúde, segurança pública e Defesa Civil.
Fonte: G1 Zona da Mata