Informação foi divulgada no Boletim Epidemiológico do Estado nesta segunda-feira (16). Zona da Mata e Vertentes têm novos casos em investigação; confira.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou na tarde desta segunda-feira (16) o segundo caso de coronavírus em Juiz de Fora. A cidade é a única de Minas Gerais com mais de um caso confirmado da doença. Zona da Mata e Campo das Vertentes têm novos casos em investigação.
De acordo com a SES-MG, o novo caso confirmado é de um homem de 30 anos e o Estado ainda investiga se há histórico de viagem para o exterior. A Secretaria Municipal de Saúde informou que ele está em isolamento domiciliar.
No boletim desta segunda, os casos anunciados pelas prefeituras de Além Paraíba e Muriaé também foram incluídos. Além disso, um novo caso entrou em investigação em São João del Rei e dois em Cataguases.
Casos suspeitos na Zona da Mata e Vertentes
Na Zona da Mata, são 17 casos de coronavírus em investigação, sendo que 11 deles estão em Juiz de Fora, dois em Cataguases e um nas cidades de Além Paraíba, Coronel Pacheco, Muriaé e Viçosa.
No Campo das Vertentes, São João del Rei chegou a oito casos em investigação para a doença e Barbacena continua com dois casos, sendo que um foi descartado pela Prefeitura após resultados de exames.
Cidades das regiões com casos suspeitos de coronavírus
Casos no Brasil
O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda um novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil: são 234 casos. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques:
-
234 casos confirmados, eram 200 no domingo
-
2.064 casos suspeitos
-
1.624 casos descartados
-
Transmissão comunitária em SP e no Rio
-
18 pessoas estão hospitalizadas (7% do total)
São 152 casos confirmados em São Paulo e 31 no Rio de Janeiro. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados. Atualmente, a idade média dos infectados é de 40 anos.
Minas Gerais
No boletim da SES-MG consta que são 420 casos em investigação no Estado, além de seis confirmados e 85 descartados. Além de Juiz de Fora, têm confirmações nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga e Patrocínio.
Ciclo do novo coronavírus – transmissão e sintomas — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1
Recomendações
Os especialistas recomendam a “etiqueta respiratória” para evitar a transmissão: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que os serviços de saúde adotem protocolos de prevenção antes, durante e depois da chegada do paciente, com desinfecção e ventilação de ambientes.
Para quem trabalha em pontos de entrada no país, como aeroportos e fronteiras, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas.