Pular para o conteúdo

SES-MG confirma segundo caso de coronavírus em Juiz de Fora

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou na tarde desta segunda-feira (16) o segundo caso de coronavírus em Juiz de Fora. A cidade é a única de Minas Gerais com mais de um caso confirmado da doença. Zona da Mata e Campo das Vertentes têm novos casos em investigação.

De acordo com a SES-MG, o novo caso confirmado é de um homem de 30 anos e o Estado ainda investiga se há histórico de viagem para o exterior. A Secretaria Municipal de Saúde informou que ele está em isolamento domiciliar.

No boletim desta segunda, os casos anunciados pelas prefeituras de Além Paraíba e Muriaé também foram incluídos. Além disso, um novo caso entrou em investigação em São João del Rei e dois em Cataguases.

Casos suspeitos na Zona da Mata e Vertentes

Na Zona da Mata, são 17 casos de coronavírus em investigação, sendo que 11 deles estão em Juiz de Fora, dois em Cataguases e um nas cidades de Além Paraíba, Coronel Pacheco, Muriaé e Viçosa.

No Campo das Vertentes, São João del Rei chegou a oito casos em investigação para a doença e Barbacena continua com dois casos, sendo que um foi descartado pela Prefeitura após resultados de exames.

Cidades das regiões com casos suspeitos de coronavírus

Cidade Casos em investigação Casos confirmados Casos descartados Total de notificações
Juiz de Fora 11 2 1 14
São João del Rei 8 0 0 8
Barbacena 2 0 0 2
Cataguases 2 0 0 2
Viçosa 1 0 1 2
Coronel Pacheco 1 0 0 1
Além Paraíba 1 0 0 1
Muriaé 1 0 0 1
Total nas regiões 27 2 2 31

 

Casos no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda um novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil: são 234 casos. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques:

  • 234 casos confirmados, eram 200 no domingo

  • 2.064 casos suspeitos

  • 1.624 casos descartados

  • Transmissão comunitária em SP e no Rio

  • 18 pessoas estão hospitalizadas (7% do total)

São 152 casos confirmados em São Paulo e 31 no Rio de Janeiro. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados. Atualmente, a idade média dos infectados é de 40 anos.

Minas Gerais

No boletim da SES-MG consta que são 420 casos em investigação no Estado, além de seis confirmados e 85 descartados. Além de Juiz de Fora, têm confirmações nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga e Patrocínio.

Ciclo do novo coronavírus - transmissão e sintomas — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1Ciclo do novo coronavírus – transmissão e sintomas — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1

Recomendações

Os especialistas recomendam a “etiqueta respiratória” para evitar a transmissão: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que os serviços de saúde adotem protocolos de prevenção antes, durante e depois da chegada do paciente, com desinfecção e ventilação de ambientes.

Para quem trabalha em pontos de entrada no país, como aeroportos e fronteiras, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas.

Fonte: G1 Zona da Mata

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *