Pular para o conteúdo

Quase 2 mil contribuintes estão na malha fina em Juiz de Fora

Quase 2 mil contribuintes estão na malha fina em Juiz de Fora

Sétimo e último lote – pode ser consultado no site da Receita Federal ou pelo aplicativo no celular

Cerca de 1.900 contribuintes tiveram suas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física de 2019 retidas na chamada “malha fina” devido a inconsistências nas informações prestadas, conforme divulgado pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Juiz de Fora. Em todo o país, foram 700.221 pessoas que estão nessa situação. Na cidade, os principais motivos para cair nas “garras do Leão” são despesas médicas; omissão de rendimentos; imposto retido na fonte; despesas dedutíveis e previdência privada. Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para verificação de pendências e eventual correção dos erros. As restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida.

Para retificar a situação com o Fisco, o contribuinte deverá consultar o extrato do processamento da declaração no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal e verificar a inconsistência. Para isso, basta informar o código de acesso. O extrato será gerado após o preenchimento dos números dos recibos das duas últimas declarações entregues. A declaração retida apresenta a mensagem de “pendência”. São fornecidas orientações de como proceder em caso de erro no documento apresentado.

Ainda segundo a Receita, depois de constatar o problema, o contribuinte deve fazer a declaração retificadora, por meio do mesmo programa usado para enviar o documento original. O programa pode ser baixado na página da Receita na internet. “Só é possível retificar a declaração apresentada antes de ser intimado ou notificado”, informou a assessoria do órgão. Para auxiliar os contribuintes, a Receita disponibilizou, em seu canal no YouTube, vídeo com explicações sobre como proceder.

Sétimo lote

Desde o dia 16, estão abertas as consultas ao sétimo – e último lote – do Imposto de Renda Pessoa Física de 2019. As consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal ou por meio de aplicativo disponível para tablets e smartphones. Aqueles que não aparecerem em um dos sete lotes regulares do IR está automaticamente nas garras do Leão.

Fonte: Tribuna de Minas

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *