Pular para o conteúdo

Projeto ‘Maré’ auxilia mulheres vítimas de violência doméstica em Juiz de Fora

Cerca de 100 mulheres, vítimas de violência de doméstica assistidas pela Casa da Mulher, serão encaminhadas para exames ginecológicos e mamografia gratuitamente em Juiz de Fora, a partir desta semana.

A iniciativa é do projeto social “Maré”, que tem o objetivo de desenvolver ações capazes de realizar transformações positivas e duradouras na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de apoiar projetos sociais do município.

Nesta ação batizada de “Maré Rosa,” os procedimentos terão início a partir do próximo sábado (17).

A iniciativa, realizada pela advogada Maíra Gondim e a estudante de psicologia Mayumi Penna, conta com parceria de clínicas médicas e de exames da cidade, além da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer).

De acordo com as idealizadoras, o objetivo do “Maré Rosa” é impactar positivamente o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco em mulheres vítimas de violência física, psicológica e sexual.

“Com a pandemia, a realidade que já era alarmante, tornou-se ainda mais urgente, o que nos motivou a prestar atendimento voltado à saúde da mulher, fornecendo atendimento ginecológico, realização de exames preventivos e encaminhamento para tratar possíveis doenças”, explicou Mayumi Penna.

Atendimentos

Projeto Maré firmou parceria com a  Casa da Mulher  — Foto: Divulgação

Projeto Maré firmou parceria com a Casa da Mulher — Foto: Divulgação

A proposta do projeto é fazer com que as mulheres que procurarem atendimento na Casa da Mulher, sejam orientadas sobre o benefício do agendamento para as consultas ginecológicas.

Mediante agendamento prévio, as assistidas serão direcionadas a uma clínica particular para atendimento. Inicialmente a ação será limitada ao número de 100 mulheres.

Os atendimentos ginecológicos ocorrerão aos sábados do mês de outubro, a partir do dia 17, na Clínica Gondim, e podem se estender para os meses de novembro e dezembro, conforme a demanda.

Os exames citológicos serão realizados pelo Laboratório Cito e posteriormente, serão encaminhados e analisados por profissionais da Ascomcer.

Mediante diagnóstico para doenças que necessitem de tratamento oncológico, a paciente será encaminhada para tratamento na própria unidade hospitalar.

A Ascomcer também garantirá, nessa parceria com o “Maré Rosa” mamografia para as mulheres, público alvo do projeto, que estejam na faixa etária de 50 a 69 anos.

Informações e esclarecimentos de dúvidas sobre o projeto Maré podem ser esclarecidas pelo (32) 98867-5689.

Fonte: G1 Zona da Mata

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *