Com intuito de auxiliar o consumidor nas compras de final do ano, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), divulgou dicas e orientações para aqueles que pretendem adquirir produtos, faltando poucos dias para o Natal. Ainda que o tempo seja escasso, é importante fazer a pesquisa de preço, pois os produtos de mesma marca e modelo, podem ter acentuada variação devido ao aumento da demanda.
A Agência orientou também que em compras feitas diretamente nos estabelecimentos comerciais, a troca do produto por motivos de cor, tamanho e modelo não é obrigatória. Este é um acordo feito por cada estabelecimento, no momento da compra. O fornecedor só será obrigado a realizar a substituição caso tenha assumido o compromisso por escrito, seja na nota fiscal ou até na etiqueta da mercadoria.
A dica para os que desejam fazer compras pela internet é observar se constam todos os dados do fornecedor, como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço, telefone e Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O cliente também pode verificar se há reclamações da empresa em portais e sites, e obter informações com pessoas que já tenham feito compras na mesma página.
O consumidor tem prazo de sete dias, a contar do recebimento do produto ou do serviço, para desistência, sem ter que arcar com taxas de envio e outros valores referentes à devolução. Outra dica é guardar números do protocolo, confirmação do pedido, mensagens trocadas com o fornecedor e outras informações que comprovem a aquisição. Isso facilitará o processo de reclamação, caso ocorra algum imprevisto.
Em sites de compras coletivas, a orientação é para que priorize os mais confiáveis e ler com atenção as regras que geralmente aparecem em letras miúdas no pé da página. Normalmente, é estabelecido número mínimo de compradores, para que a venda do produto seja concretizada. É importante checar também a validade da oferta.
Mesmo sendo um bom momento para presentear toda a família, o consumidor deve evitar o pagamento parcelado, tendo em vista o início do ano com impostos e lista de material escolar. Caso opte por pagar a prazo, a orientação é ler o contrato de financiamento e calcular os juros totais da compra.
Informações e orientações sobre o trabalho realizado pelo Procon podem ser solicitadas pelos telefones 3690-7610 e 3690-7611, ou na sede da agência, na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Fonte: PJF