Pular para o conteúdo

Prefeitura confirma variante do Reino Unido em Cataguases

Prefeitura confirma variante do Reino Unido em Cataguases
A prefeitura de Cataguases confirmou na tarde desta quinta-feira (10) que um caso da variante B.1.1.7 da Covid-19 de origem do Reino Unido foi registrado na cidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um exame laboratorial de sequenciamento genético realizado em 18 de janeiro, pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), apontou a nova cepa. O nome do paciente não foi divulgado.
A pasta alega que a notícia chegou através da Gerência Regional de Saúde apenas ontem (9), devido o fluxo para pesquisas de amostragens da Fundação Ezequiel Dias (Funed).
A prefeitura reitera que todas as medidas estão sendo tomadas e que uma investigação do caso está sendo realizada.
Segundo estudo publicado no The Lancet Infectious Diseases, a variante foi associada ao aumento da carga viral, sendo portanto mais transmissível. Quanto a gravidade da doença, a variante não parece contribuir, conclui o estudo. Por outro lado, pesquisadores da universidade London School of Hygiene & Tropical Medicine, em Londres, após analisar cerca de dois milhões de testes, concluíram que a cepa é 55% mais letal.
A notícia chega em um período crítico para o Município de Cataguases que hoje apresenta o maior índice de mortes por 100 mil habitantes entre os maiores municípios da Zona da Mata, ficando à frente de Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Viçosa e da vizinha Leopoldina. Técnicos do Comitê Covid Municipal e do Hospital de Cataguases já aconselharam medidas mais rigorosas, mas até o momento o prefeito José Henriques segue sem decisão importante.
Fonte: Mídia Mineira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *