Diversos pontos da cidade sofreram estragos como destelhamentos e quedas de árvores, postes e placas. Veja a situação de outras cidades da região.
A Prefeitura de Ubá acionou na tarde deste sábado (26) um Plano de Contingência – planejamento de medidas a serem adotados para ajudar a controlar uma situação de emergência – após uma forte chuva no município na noite desta sexta-feira (25). (veja fotos e vídeos no final da matéria)
O G1 também mostrou que a chuva na Zona da Mata provocou uma morte em Viçosa. A vítima, de 56 anos, foi levada pela correnteza após um barranco abaixo da casa dele ceder. Confira outras informações abaixo sobre a situação na região.
Diversos pontos da cidade sofreram estragos como destelhamentos, desabamento de telhados, queda de árvores, queda de postes e de estruturas como placas. Os acidentes causaram obstruções na rede de fornecimento de energia elétrica.
Em nota, o Executivo informou que as autoridades da Prefeitura se reuniram em um Sistema de Comando de Operações, na sede do Corpo de Bombeiros, para levantar os estragos e articular as providências a serem tomadas.
Segundo dados da Defesa Civil, a chuva durou cerca de duas horas, tendo início por volta das 19h30, totalizando cerca de 48 milímetros. As rajadas de ventos atingiram intensidade superior a 100 km/h.
Conforme o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Gilger Menezes, a gravidade do ocorrido se deve à junção de fenômenos associados como tempestade de raio, granizo, com chuva intensa, e vendaval.
Pontos de alagamento foram registrados nos bairros Waldemar de Castro e Avenida Juscelino Kubitschek. Até o momento, não há ocorrência de desalojados e desabrigados.
A Prefeitura de Ubá ainda comunicou que irá repassar para a população e imprensa, através das redes sociais, as informações oficiais acerca da situação do município e atuação frente ao evento.
Em caso de solicitações e emergências, as autoridades devem ser acionadas pelo telefone: 193
Solicita-se a população que aja com cautela, evitando subir em telhados, e ter qualquer contato com a rede elétrica
Evitar passar sob árvores devido ao risco de queda de galhos
Ficar atento ao trânsito, pois alguns semáforos ainda passam por manutenção após a queda de energia e os estragos.
Falta de luz
Também durante a chuva, os moradores reclamaram da falta de energia elétrica. Em nota, a empresa responsável na cidade, Energisa, informou que está trabalhando ininterruptamente em contingência para recuperar o sistema elétrico e restabelecer o fornecimento.
De acordo com a Energisa, o fornecimento de energia já retornou para mais de 95% dos clientes atingidos. No entanto, em alguns locais, o trabalho de recomposição da rede demanda maior tempo em função da complexidade do serviço.
A Energisa reforçou que caso o cliente se depare com fios soltos, não se aproxime e entre em contato com imediatamente, pelo Call Center 0800 032 0196, pelo aplicativo Energisa On ou pelas redes sociais.
Fonte: G1 Zona da Mata