Retirada de lama e lavagem das ruas afetadas foram finalizadas. Não há mais desabrigados no município. Moradores já podem sacar o FGTS.
Os níveis dos rios começaram a recuar após a cheia registrada durante a forte chuva da madrugada da última sexta-feira (28), em Muriaé. Na ocasião, alagamento, quedas de barranco e de muros foram registradas. De acordo com a Defesa Civil, o Rio Glória diminuiu 1,5 metros e o Rio Muriaé se encontra estabilizado nesta segunda-feira (2).
Segundo a Prefeitura, equipes do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur) e do Executivo, realizaram a retirada de lama e fizeram a limpeza das ruas afetadas durante o fim de semana.
Limpeza e manutenção são feitas em ruas prejudicadas pela chuva em Muriaé
Uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social também auxiliou os moradores atingidos, fazendo a entrega de cestas básicas, kits de material de limpeza e quentinhas.
A partir desta terça-feira (3), os moradores podem se cadastrar para sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O atendimento presencial será das 10h às 15h. Na sexta-feira, o sistema foi liberado através do aplicativo. Veja mais informações abaixo.
No mês passado, o G1 mostrou que o município decretou estado de calamidade pública após as fortes chuvas. Ruas ficaram alagadas, casas foram destelhadas e os moradores tiveram vários móveis perdidos.
Como sacar o FGTS
De acordo com a Caixa, o limite de saque é de R$ 6.220 por conta. Para habilitar o benefício, seja pelo aplicativo ou na agência, é necessário apresentar as seguintes documentações:
Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação, passaporte, identidade funcional
Comprovante de residência (original e cópia) em nome do trabalhador, cônjuge, pais – conta de luz, água ou outro documento recebido via correio – emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência ou calamidade
Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a) Cartão do Cidadão (opcional)
Quem optar pelo atendimento presencial deve seguir o calendário (veja abaixo) organizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. A liberação do valor é feita em até cinco dias úteis após a solicitação.
Calendário para sacar o FGTS
Nascidos em: Comparecer ao atendimento a partir de:
Janeiro 3 de março
Fevereiro 4 de março
Março 5 de março
Abril 6 de março
Maio 10 de março
Junho 11 de março
Julho 12 de março
Agosto 13 de março
Setembro 17 de março
Outubro 18 de março
Novembro 19 de março
Dezembro 20 de março
Fonte: Caixa
Endereços
Os moradores que preferirem fazer o pedido em algum dos três locais, devem procurar os seguintes endereços:
Agência Muriaé: Rua Barão do Monte Alto, 30 – Centro
Agência da Barra: Rua Benedito Valadares, 513 – loja 02 – Barra
Posto de Atendimento Bancário na Prefeitura: Avenida Maestro Sansão, 236 – Centro
Fonte: G1 Zona da Mata