Em menos de uma semana, um mutirão de professores, técnicos e alunos do Departamento de Química (DEQ) da UFV conseguiu produzir e embalar mais três mil litros de álcool 70%. O produto será usado por pessoas que estão trabalhando nos serviços essenciais da Universidade e doado aos hospitais, Unidades Básicas de Saúde, Lar dos Velhinhos, em Viçosa, Asilo de Teixeiras e Lar dos Idosos, em Porto Firme. O trabalho faz parte do esforço da UFV em colaborar com a região de Viçosa na prevenção da Covid-19.
A produção de álcool também contou com o apoio fundamental dos Laticínios Viçosa (Funarbe), que doou mil embalagens de um litro para acondicionar o produto, e da empresa Haskell, que doou glicerina para a produção de 370 litros de álcool glicerinado para higiene de mãos.
O trabalho do Departamento de Química foi de transformar álcool 92%, doado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, em álcool 70%, ideal para desinfetar áreas contaminadas. O DEQ também se colocou à disposição para produzir maiores quantidades para atuar no combate ao coronavírus.
Segundo o professor Alexandre Fontes Pereira, coordenador da ação, o trabalho da equipe foi fundamental para dar agilidade que o combate à pandemia precisa.
Fonte: Primeiro a Saber