Índice diminuiu de 1,2% para 0,5% e está abaixo do percentual apontado pelo Ministério da Saúde como situação de alerta.
A Prefeitura de Muriaé divulgou, nesta segunda-feira (21), o resultado do segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 realizado entre os dias 14 a 17 de outubro.
Segundo o Executivo, o índice diminuiu de 1,2% para 0,5% e está abaixo do percentual apontado pelo Ministério da Saúde satisfatório, já que está abaixo do índice de 1%; quando a situação é considerada de alerta.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os bairros que apresentaram maior número de focos foram Dornelas, Barra, Armação e Santa Helena. Durante o levantamento, 2.017 imóveis foram visitados por agentes do município.
Em janeiro, o G1 mostrou que o primeiro LIRAa do ano havia sido realizado na cidade. Na ocasião, o valor registrado, de 1,2%, tinha sido o menor apontado no levantamento realizado no mesmo período do ano passado, quando foi calculado em 2,9%.
Recicla Mania
De acordo com levantamento da Prefeitura, 38% dos focos encontrados foram em materiais recicláveis localizados dentro de quintais nas residências visitadas. Como em janeiro, o Executivo informou que dará continuidade ao Projeto Recicla Mania, que será implementado em 45 escolas.
A proposta é ampliar a conscientização junto aos alunos, que vão participar de palestras, gincanas e coleta de recicláveis.
Até o momento, os agentes mirins já arrecadaram mais de três toneladas destes materiais que, poderiam se tornar criadouros do Aedes aegypti. O objetivo do projeto é conscientizar as crianças sobre a importância da correta disposição do lixo para prevenir doenças transmitidas pelo mosquito.
Os materiais recicláveis podem ser entregues até 1º de novembro da escola mais perto da residência.
Fonte: G1 Zona da Mata