
Nos últimos dias houve especulações nas redes sociais sobre a construção de um autódromo em Lima Duarte. O primeiro semestre de 2020 é a previsão para que a Zona da Mata tenha em breve um autódromo de padrão internacional. O empreendimento está em construção, desde 2014, às margens da BR-267, em Lima Duarte. As obras estão em estado avançado.
A iniciativa é de um empresário da região amante do automobilismo e do motociclismo, disposto a criar uma estrutura ideal para receber track days (eventos para carros de rua), mas também etapas de campeonatos regionais e nacionais de carros e motos.
O autódromo Potenza terá cerca de 3.200m de extensão com o conceito de ‘arena’ – o terreno de 900 mil metros quadrados é “espremido” entre montanhas, o que exigiu uma certa ginástica para o desenho do traçado e das estruturas de boxes e demais instalações.
O desenho do circuito, em sentido horário, conta com três retas e predominância de curvas lentas (várias de 180 graus), o que faz prever médias de velocidade mais baixas mas, ao mesmo tempo, muita mão de obra para os pilotos. A iniciativa é capitaneada por um empresário da região entusiasta do automobilismo e do motociclismo.
O traçado foi criado por Johnny Bonilla, ex-diretor de Autódromos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e com experiência na homologação de vários traçados. O projeto arquitetônico ficou por conta da empresa gaúcha Milanez Arquitetos, a mesma responsável pelo Velopark, de Nova Santa Rita.
A expectativa é de que a inauguração e as primeiras atividades aconteçam no primeiro semestre de 2020.
