Lar de Idosos Santa Luiza de Marillac e Residencial Madre Maria São Miguel pedem doações para atendimento do grupo de risco.
Com o avanço do novo coronavírus, Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), em Juiz de Fora enfrentam dificuldades para adquirir insumos necessários para a proteção contra a Covid-19, como máscaras, luvas e álcool em gel.
O termo ILPI é usado, segundo a Anvisa, para designar unidades governamentais ou não-governamentais, de caráter residencial, destinadas a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania.
Na cidade, a coordenadora do Residencial Madre Maria São Miguel, Leila Fernandes Valias, contou ao G1 que tem sido grande a preocupação com a falta dos materiais para atender o grupo de risco.
“Praticamente não restaram máscaras e álcool em gel nas distribuidoras e fornecedores. Quando encontramos estes produtos, os preços são absurdamente altos. Antes da pandemia, comprávamos um pacote com 100 máscaras por R$ 11. Hoje, o valor deste mesmo pacote está na média de R$ 100”, explicou.
Com a alta no valor dos insumos, a instituição que atende 27 idosos e 32 religiosas da Congregação das Irmãs dos Santos Anjos, acredita que terá os materiais por apenas mais duas semanas.
Para driblar a situação, foi aberto um canal de doação dos insumos.
As pessoas ou empresas que puderem doar álcool em gel, máscara e álcool 70% devem ligar para o telefone (32) 3215-9762, ou deixar na recepção do local, na Rua Sffeir, 50, no Bairro Grajaú, de 8h às 18h.
Residencial Madre Maria São Miguel pede doações em Juiz de Fora — Foto: Redes Sociais/Divulgação
A situação é semelhante no Lar de Idosos Santa Luiza de Marillac, no Bairro Furtado de Menezes.
Atendendo 28 idosos que moram na instituição, o Lar de Idosos sobrevive de doações e também enfrenta dificuldades para conseguir os materiais de proteção.
“A gente vai fazendo como pode. Ligamos para diversas farmácias e as máscaras estão em falta mesmo. Vamos tentando comprar álcool gel assim que chegar nos fornecedores, mas precisamos das doações”, explicou a coordenadora das cuidadoras do local, Doramar Rodrigues Gomes.
O Lar de Idosos Santa Luiza de Marillac está recebendo doações de máscaras, álcool em gel, luvas, papel higiênico, produtos de limpeza, além de alimentos como suco de garrafa, molho de tomate, biscoitos, farinha, café, manteiga e leite.
Fonte: G1 Zona da Mata