Sugestão de agendamento de doações por telefone é uma alternativa para que voluntários não corram riscos de contaminação. Saiba como doar.
Em um momento em que a recomendação principal à população é o isolamento social, a queda no número de doações de sangue diminuiu drasticamente na unidade da Fundação Hemominas em Juiz de Fora.
Os tipos sanguíneos com a maior baixa nos estoques são O- e O+, mas a coordenação de captação solicita o comparecimento de doadores de todos os tipos, já que a unidade atende a pacientes em 127 cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes.
Segundo Débora Carvalho, do setor de captação do Hemominas, a unidade está tomando todas as precauções necessárias para que não haja riscos de contaminação por conta da pandemia do coronavírus.
“Nossa equipe reforçou os serviços de limpeza, que são realizados sistematicamente. Também instalamos mais dispensadores de álcool em gel para uso dos doadores, além de ter realizado um distanciamento maior entre as cadeiras nos locais de espera para atendimento”, explicou.
Os interessados podem agendar suas doações pelo telefone (32) 3257-3100, a fim de diminuir o tempo de espera em ambiente hospitalar.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. É importante que os doadores não tenham tido sintomas de gripe nos últimos 14 dias.
O doador deve estar bem alimentado e apresentar o documento de identidade na hora da doação.
O Hemominas fica na Rua Barão de Cataguases, no Bairro Santa Helena em Juiz de Fora, e o horário de atendimento é de segunda-feira à sábado, das 7h às 12h.
Fonte: G1 Zona da Mata