Focada em aumentar a produção de azeitonas e viabilizar a construção de uma agroindústria de beneficiamento do fruto, a Frente Parlamentar em Defesa e Apoio à Diversificação Agrícola, Agricultura Familiar e Orgânica da Assembleia Legislativa irá realizar, nesta quarta-feira (04), em Marechal Floriano, uma reunião com produtores e interessados em implementar a cultura em suas propriedades nas montanhas.
A olivicultura já foi apresentada a produtores do Caparaó pela Frente Parlamentar como uma alternativa viável de produção. O plantio de oliveiras possui particularidades que limitam a área apta para o cultivo a regiões com terreno na faixa de altitude entre 900 e 1.300 metros, com temperaturas médias abaixo de 10° C. Ao todo, o Espírito Santo possui 150 mil hectares aptos, distribuídos em 25 municípios da Região Serrana e do Caparaó, mas apenas 186,5 hectares são cultivados hoje.
“Estamos empenhados em tornar viável a construção de uma agroindústria para a produção do nosso azeite. Já temos terreno, recursos e o compromisso do governo estadual em apoiar junto com a gente esta iniciativa”, explicou o presidente da Frente, o deputado estadual Dary Pagung.
Fonte: Destaque Diário