Tudo sobre o café verde, o novo queridinho da sua dieta
É café… só que verde (e ajuda você a emagrecer)
O café verde já se tornou o queridinho da dieta de muitas celebridades, como a atriz Demi Moore e a cantora Katy Perry, que afirmaram ter perdido peso graças a ele. Mas de onde diabos vem esse grãozinho e por que ele é tão poderoso, hein?
A verdade é que o grão do café verde é o mesmo do café tradicional – aquele marrom que você faz na cafeteira de casa. A única diferença está no processo preparatório: enquanto o café que você bebe passa por uma torrefação, ou seja, é torrado e moído, o verde é fabricado in natura e, assim, não perde suas propriedades nutricionais. Isso explica o porquê de ele ser mais indicado à dieta e ter a cor diferenciada.
Para que você aproveite ao máximo os benefícios, extraímos todas as dicas sobre o café verde com as nutricionistas Thaianna Velasco, da Clínica Helena Costa (RJ), e Patrícia Ramos, coordenadora de nutrição do Hospital Bandeirantes (SP). Pronta para descobrir tudo sobre ele? Então vem com a gente porque aqui não tem mistério!
Os benefícios do café verde
O café verde é rico em cafeína (segundo Patrícia, o ingrediente apresenta 1,61% da substância, enquanto o café torrado tem 1,38%). A cafeína é termogênica, ou seja, eleva a temperatura do corpo e acelera a queima de calorias. Por esse motivo o café verde emagrece, especialmente se tomado antes de praticar atividades físicas, como explica Thaianna: “Dessa forma a eliminação de gorduras é potencializada, já que existe uma combinação de exercícios e um alimento termogênico”. E não é só a médica que está falando que ele emagrece, não. Um estudo publicado na revista científica “Diabetes, Metabolic Syndrome and Obesity: Targets and Therapy” comprovou que pessoas que não fizeram nenhuma alteração em suas dietas e passaram a ingerir o café verde emagreceram até 8 quilos num único mês. Impressionante, não é!?
Ah, e as diabéticas também podem comemorar: uma substância presente no café verde, o ácido clorogênico, é um dos responsáveis pela metabolização do açúcar no organismo, regulando os níveis de glicemia e evitando o acúmulo de gordura. “O ácido inibe a formação da enzima que libera o açúcar formado no fígado para a corrente sanguínea”, detalha a especialista.
Além disso, por não ter passado pela torra, o café verde conserva suas propriedades antioxidantes e, assim, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Como usar:
Ele deve ser consumido de manha, e deve ser preparado como se prepara um chá:
Colocar 200 ml de água para ferver numa panela de inox e apagar o fogo quando as primeiras bolinhas de ar começarem a subir;
Adicionar Cerca de 1 colher de chá do café verde em pó nesta água e deixar descansar devidamente tapado por 3 a 5 minutos. Após este tempo de espera é preciso coar para que o café não fique amargo.
Idealmente, deve ser ingerido ainda morno, logo após ficar pronto. Isso evita que o ar destrua os componentes ativos, embora, de forma geral, as propriedades permaneçam preservadas até 24h após a preparação.
O CAFÉ VERDE EM PÓ original e 100% puro é vendido pela loja SITE DO CAFÉ, www.sitedocafe.com.br