Pular para o conteúdo

Documento aponta bairros com mais suspeitas de Covid-19 em JF

Levantamento circula nas redes sociais, mas Prefeitura afirma que dados estão relacionados a casos de síndrome gripal

Circula em redes sociais um documento da Prefeitura de Juiz de Fora que traria um relatório a respeito da quantidade de notificações suspeitas de Covid-19 em cerca de 150 bairros da cidade, entre os dias 31 de março e 24 de abril. O levantamento, que leva as logomarcas das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, foi compartilhado em grupos de WhatsApp e em outras redes sociais nesta quarta-feira (6) e revelaria o número de registros por bairro em cada semana. Procurada pela Tribuna, a Prefeitura, no entanto, afirmou que os números, na verdade, referem-se a notificações de síndrome gripal, apesar de no título da tabela constar que trata-se de um Relatório Semanal de Monitoramento da Covid-19. Para ver toda a lista, clique aqui.

Conforme o levantamento, o Centro seria o local do município que teve o maior número de notificações no período. Na semana 1, entre 31 de março e 3 de abril, teriam sido registradas 40 notificações em moradores desta região. Na segunda semana, 12 notificações; na terceira semana, 19, e na quarta, 16.

São Pedro, na Cidade Alta, seria o segundo bairro da cidade com maior número de notificações no período: 79. São Mateus seria o terceiro bairro em número de suspeitas. No período, o bairro da Zona Sul teria tido 54 suspeitas da doença. Na Zona Norte, Benfica seria o bairro em que haveria mais notificações de coronavírus. Até o dia 24 de abril, 46 suspeitas de coronavírus no local teriam sido identificadas.

O quinto bairro em número de notificações seria o Bandeirantes, na Região Nordeste, com 39 suspeitas. Em seguida, o levantamento teria registrado 38 notificações relacionadas a moradores do Bairro Santa Luzia, também na Zona Sul. O informe completo, com a lista de todos os bairros, pode ser acessado no site da Tribuna.

À Tribuna, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde explicou que os números não se tratam de dados epidemiológicos da Covid-19, mas de um controle feito pela Atenção Primária a respeito das notificações de síndrome gripal. Os dados epidemiológicos da doença são divulgados em boletim diário pela Prefeitura.

Fonte: Tribuna de Minas

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *