A pandemia do novo coronavírus tem feito com que vários áreas promovam alterações no funcionamento. Em Leopoldina, por exemplo, a programação da Semana Santa sofreu alterações. As celebrações externas foram canceladas e a participação do público nos eventos está proibida.
Dessa forma, o bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, destacou normas especiais para a celebração da Semana Santa na cidade, no decreto 153/2020, “Em Tempo de Covid-19”, emitido pela Congregação do Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
O decreto informa que as celebrações da Semana Santa serão realizadas apenas na Igreja Catedral e nas Igrejas Paroquias, sempre sem a presença do público.
Serão permitidas apenas pessoas indispensáveis à consecução dos ritos, como sacerdote, sacristão, acólitos, leitores, músicos e cantores. Pessoas que compõem algum grupo de risco não serão admitidas.
É recomendado que as celebrações ocorram de forma discreta, sem ferir a ordem de isolamento social decretada pelas autoridades.
A Diocese incentiva a realização de transmissões ao vivo das cerimônias, pela internet. Sendo assim, os fiéis podem acompanhar as celebrações sem saírem de casa. Os horários das celebrações serão divulgados para facilitar o acompanhamento dos fiéis.