Pular para o conteúdo

Diocese de Leopoldina acolhe seu Bispo Diocesano neste sábado (25)

  • por
Diocese de Leopoldina acolhe seu Bispo Diocesano neste sábado (25)

Neste sábado, dia 25 de janeiro, a Diocese de Leopoldina acolherá o seu novo pastor, Dom Edson José Oriolo dos Santos. A cerimônia acontecerá às 9h, na Catedral de São Sebastião. Em seguida, o bispo presidirá Celebração Eucarística na quadra poliesportiva do Colégio Imaculada Conceição, situada a poucos metros do templo católico.

A recepção e entrada do bispo na Catedral será feita pelo metropolita, Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora, acompanhado por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

No rito de posse, tradicionalmente, o pároco de uma catedral é apresentado ao novo bispo. No entanto, a equipe diocesana responsável pela organização da Posse Canônica decidiu homenagear Monsenhor Antônio José Chámel. A notícia foi recebida com muita alegria por todo o clero e comunidades, já que Padre Antônio, como é carinhosamente chamado, trabalhou com todos os bispos e é considerado uma memória viva daquela Igreja Particular.

Saiba como será o rito de posse

Antes da posse na Catedral de São Sebastião, o novo bispo da Diocese de Leopoldina sairá da residência episcopal juntamente com o metropolita, Dom Gil Antônio Moreira, sendo acompanhado também por Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Na entrada do templo religioso, Monsenhor Antônio José Chamel lhe apresentará o crucifixo, ao qual beijará, e, em seguida, o aspersório de água benta, com o qual aspergirá a si mesmo e aos presentes.

Depois, os três bispos serão conduzidos à capela do Santíssimo Sacramento, onde adorarão, de joelhos, por alguns momentos, acompanhados em silêncio por todos os presentes. Após rezarem, Dom Edson e os arcebispos Dom Gil e Dom Walmor direcionam-se ao presbitério, diante do altar.

O chanceler da Cúria, Pedro Lopes, fará o pedido da leitura das letras apostólicas. Um padre fará a leitura da bula de nomeação, assinada pelo Papa Francisco. Em seguida, Dom Gil passará ao bispo diocesano o báculo, que simboliza o seu papel de pastor do rebanho divino, e o convidará a sentar-se em sua cátedra.

O Pe. Volnei Ferreira Noro, que conduziu os trabalhos na Diocese de Leopoldina enquanto esteve vacante, fará uma saudação a Dom Edson. Logo após, todo o clero diocesano a ele manifestará obediência e respeito, por ordem de ordenação. Após a manifestação, o novo bispo concluirá com estas palavras: “Bendigamos ao Senhor”, sendo respondido pelo povo: “Demos graças a Deus”.

Em seguida, Dom Edson, Dom Walmor e Dom Gil dirigem-se à Sacristia, onde irão paramentar-se para o início da procissão até a quadra do Colégio Imaculada Conceição.


Saiba Mais sobre Dom Edson José Oriolo dos Santos, novo bispo da Diocese de Leopoldina

Dom Edson José Oriolo dos Santos (Itajubá, 18 de setembro de 1964) é um bispo católico brasileiro. Bispo auxiliar de Belo Horizonte, foi nomeado pelo Papa Francisco, em 30 de outubro de 2019, para a Diocese de Leopoldina.

Filho de José Eugênio dos Santos e Alzira Oriolo dos Santos, Dom Oriolo nasceu em Itajubá, interior de Minas Gerais, em 18 de setembro de 1964. Cursou o ensino médio e a graduação em filosofia no Seminário Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre. Graduou-se em teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté. É mestre em filosofia social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Aristóteles pela Unicamp e em Marketing pela Universidade Gama Filho, onde também fez pós-graduação em gestão de pessoas


Foi ordenado padre em 5 de maio de 1990, na Igreja Matriz de São José Operário de Itajubá. Trabalhou no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre como coordenador dos Estudos de Filosofia em 1990. De 1991 a 1996 foi vigário paroquial na Paróquia São Francisco de Paula em Ouro Fino. De 1997 a 2006 foi pároco na Matriz de Nossa Senhora do Carmo em Borda da Mata e foi cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre. Foi vigário episcopal para o Sacramento da Confirmação, de 2007 a 2014. Foi também promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese, professor no Instituto Teológico São Tomás de Aquino e no Instituto Filosófico Aristotélico Tomista dos Arautos do Evangelho em Caieiras.

Em 15 de abril de 2015 foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e bispo-titular de Segia Recebeu a ordenação episcopal em 11 de julho de 2015 catedral de Pouso Alegre, tendo como sagrante principal Dom João Bosco Oliver de Faria, arcebispo de Diamantina e como consagrantes Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo de Pouso Alegre

Em 30 de outubro de 2019 foi nomeado Bispo de Leopoldina [5], sendo instalado na nova diocese em 25 de janeiro de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *