A medida tem o objetivo de prevenir desastres e minimizar impactos das chuvas na cidade.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) lançou nesta terça-feira (5) o Plano de Contingência 2019/2020 para o período chuvoso em Muriaé. A medida tem o objetivo de prevenir desastres e minimizar impactos das chuvas na cidade.
De acordo com a Defesa Civil, o plano contém medidas preventivas e de ação, bem como os dados de pessoas e instituições a serem acionadas em casos de inundações, enchentes, alagamentos, deslizamentos de encostas, entre outros.
O coordenador da Defesa Civil de Muriaé, Leandro Cunha, destacou que é importante a população ficar atenta ao plano para saber como proceder em casos de emergência.
“O Plano traça os procedimentos a serem adotados de imediato pelos órgãos e entidades envolvidas nos caso de sinistros, a fim de obter resposta rápida a emergências e desastres relacionados a eventos naturais”, ressaltou.
No mês de agosto, o G1 informou que também em preparação para o período chuvoso, a Defesa Civil de Muriaé criou o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).
O grupo é formado por representantes do poder público e moradores de bairros para apoiar entidades no atendimento a ocorrências.
No mesmo mês, a COMPDEC de Muriaé e o Serviço Geológico do Brasil realizaram uma ação para atualização do mapeamento das áreas de risco da cidade.
O trabalho resultou em adequações na área urbana, onde alguns pontos foram incluídos como novos setores de risco e, outros que passaram por intervenções para eliminação dos riscos, foram retirados.
Cadastramento de Moradores
Desde o mês de agosto, as famílias que moram em imóveis localizados em áreas de riscos estão sendo cadastradas em Muriaé. A ação foi realizada pela Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros, em diversas regiões da cidade.
Fonte: G1 Zona da Mata