A terceira montanha mais alta do Brasil é o Pico da Bandeira e está lá, a 2892 metros de altura, à disposição dos bem condicionados fisicamente. O Pico fica dentro do Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre Minas (onde o acesso é feito por Alto Caparó) e Espírito Santo. Caminhadas mais curtas e cachoeiras não faltam como opções aos que não se atrevem subir o Pico.
PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ
Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil. Abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.
Além das trilhas, os visitantes podem se deliciar com banhos em cachoeira e piscinas naturais, observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó e região, com belos espetáculos no alvorecer e no pôr do sol.
O parque dispõe de quatro áreas de acampamento pela portaria de Alto Caparaó em MG – “Tronqueira” e “Terreirão” – e pela Portaria de Pedra Menina no ES – “Macieira” e “Casa Queimada”, com sanitários, lava-pratos, mesas, bancos e quiosques (estes últimos apenas na “Tronqueira”) e, ainda, churrasqueiras na área de visitação denominada “Vale Verde” e na “Macieira”.
Caminhadas em áreas de florestas e, especialmente, pelos campos de altitude são outras atrações do local.
O Parque Nacional do Caparaó está aberto ao público para visitação durante todo o ano, de segunda a domingo. O horário de funcionamento do Parque é de 7h a 18h para visitas, com ou sem pernoite.
IMPORTANTE: NÃO É PERMITIDA A ENTRADA PARA ACAMPAMENTOS (pernoites no interior do Parque) sem que haja RESERVA prévia solicitada através do site, devidamente CONFIRMADA pelo setor de reservas do PNC.