Desenvolvida pelo Ministério da Saúde, a primeira etapa da ação nacional tem como público-alvo crianças e adolescentes dos cinco aos 19 anos.
Começa nesta segunda-feira (10), a primeira etapa de 2020 da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, desenvolvida pelo Ministério da Saúde.
O objetivo desta primeira etapa é vacinar crianças e adolescentes dos cinco aos 19 anos, que ainda não têm as duas doses da “tríplice viral” registradas no cartão, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.
A Campanha será realizada até o dia 13 de março, tendo seu Dia “D” de mobilização nacional no dia 15 de fevereiro.
O G1 entrou em contato com as prefeituras de Juiz de Fora, Ubá e Barbacena para saber informações sobre o esquema de funcionamento das unidades de saúde. Veja abaixo:
Juiz de Fora
Segundo a Secretaria de Saúde do município, as doses da vacina estarão disponíveis nas 63 unidades básicas de Saúde (UBSs), Pronto Atendimento Médico (PAM-Marechal) ou Departamento de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente (DSMCA).
Confira o horário de funcionando:
- Unidades Básicas de Saúde: as UBS estarão vacinando o público-alvo de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30, e das 13h30 às 16h.
- PAM Marechal: o horário de funcionamento da PAM-Marechal será de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.
- Departamento da Mulher, da Criança e do Adolescente (DSMCA): Já no DSMCA, as crianças e adolescentes serão vacinados de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.
Ubá
Em Ubá, um plantão de vacinação extra vai ser realizado neste sábado (8), na Policlínica Regional da cidade (Avenida Beira Rio, 530, Centro), das 8h às 12h30.
Segundo a Secretaria de Saúde, o motivo do plantão extra é o Dia “D” cair no meio das comemorações de Pré-Carnaval da cidade, o que pode diminuir a adesão.
Durante todo o período da Campanha, as vacinas serão realizadas nas unidades de saúde do município, das 7h às 16h. Na Policlínica Regional, o horário será de 7h às 17h.
A Secretaria informou, ainda, que as unidades estarão realizando a vacinação contra outras doenças além do sarampo, de acordo com o cartão de vacinação do paciente. Por conta das enchentes provocadas pelas chuvas de janeiro, as unidades esperam vacinar a população contra a Hepatite e o Tétano.
Barbacena
No Dia “D”, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), da área urbana e rural de Barbacena, estarão abertas de 8h às 17h, para atendimento do público alvo.
A vacinação das crianças e adolescentes será realizada de forma seletiva, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, a partir da avaliação do Cartão ou Caderneta de Vacinação dos mesmos.
O G1 entrou em contato com as prefeituras de demais cidades da região para informações sobre a adesão da Campanha, mas, até a última atualização desta matéria, não obteve retorno.
Vacina contra o sarampo — Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul/Divulgação
Quem deve vacinar contra o sarampo?
- Dose zero: devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
- Primeira dose: crianças que completarem 12 meses (1 ano).
- Segunda dose: aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Adulto deve se vacinar contra o sarampo?
Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:
- Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
- Quem comprova que recebeu as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
- De 1 a 29 anos: são necessárias duas doses;
- De 30 a 49 anos: apenas uma dose.
Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?
A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.
O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.
Entenda o sarampo
Segundo a SES-MG, o sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. Cursa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo, com direção cabeça-membros), sintomas respiratórios e oculares.
No quadro clínico clássico as manifestações (além da presença de febre e exantema maculopapular) incluem tosse, rinorreia (rinite aguda), conjuntivite (olhos avermelhados), fotofobia (aversão à luz) e manchas de koplik (pequenos pontos esbranquiçados presentes na mucosa oral).
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. Na presença de pessoas não imunizadas ou que nunca apresentaram sarampo, a doença pode manter-se em níveis endêmicos, produzindo epidemias recorrentes.