Nove pessoas, entre elas três adolescentes, foram detidas pela Polícia Militar, que precisou lançar bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e tiros de borracha para conter o tumulto na noite deste sábado (11).
Nove pessoas, entre elas três menores, foram detidas e dois policiais militares ficaram feridos durante uma briga generalizada na Rua Dom Viçoso, Bairro Alto dos Passos, na noite deste sábado (11), em Juiz de Fora.
De acordo com a Polícia Militar (PM), várias denúncias de perturbação do sossego foram registradas através do Disque 190, por volta das 21h.
Em uma delas, uma moradora da região reclamava de ter sido impedida de chegar em casa devido a um tumulto formado na esquina das ruas Dom Viçoso e Moraes e Castro.
Viaturas da PM, entre elas do Grupo de Operações Táticas, foram enviadas ao local.
Com a chegada dos militares, alguns pedaços de pedras e muitas garrafas foram jogadas em retaliação à presença da PM.
Durante o conflito dois policiais ficaram feridos. Um teve um trauma na cabeça e outro foi atingido em uma das mãos. Ambos foram encaminhados para atendimento médico e liberados.
Tumulto no Alto dos Passos — Foto: Foto: Reproduçao/ Redes Sociais
Conforme a PM, cerca de 10 mil pessoas se aglomeraram no local, que segundo uma publicação veiculada pelas redes sociais e em grupos de whatsapp, seria palco de um evento pré-carnaval à partir das 19h.
Segundo um estudante universitário, de 20 anos, que estava no interior de um dos bares ao longo da via, uma viatura da PM estacionada desde o início da noite, sobre a rotatória localizada entre as ruas Dom Viçoso e Severiano Sarmento, demonstrava garantir a sensação de segurança no local.
“Aos poucos, com a chegada de uma multidão de pessoas, o lugar acabou se parecendo com um campo de batalha. Garrafas e pedras eram lançadas de várias partes ao longo da Dom Viçoso, funcionários e donos dos bares do local tentavam proteger seus clientes e impedir que o tumulto se disseminasse para dentro de suas instalações, moradores se mostravam apreensivos nas janelas de seus apartamentos. Ai, foi que o caos se instalou,” explicou.
Segundo a PM, equipes de militares fizeram uso de instrumentos de baixo poder ofensivo para dissipar o tumulto, que se estendeu pelas ruas do entorno. Foram lançadas granadas de efeito moral, disparados de tiros de borracha e gás lacrimogêneo.
Mais de 15 militares e cerca de sete viaturas atuaram no controle do tumulto que terminou com a identificação e prisão de seis pessoas do sexo masculino e na apreensão de três adolescentes.
Todos foram encaminhados para a Delegacia de Plantão e, até a última atualização desta reportagem, ainda permaneciam detidos.