Procurado, o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, falou com a nossa reportagem e disse que ainda é muito cedo para se falar em volta à normalidade, uma vez que o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmam que o pico da Covid-19 ainda está por vir. Mas, entendendo a necessidade, propostas para uma reabertura gradual do comércio estão sendo discutidas.
O presidente da Casa do Empresário, Julismar Marques Divino, também falou com a nossa reportagem e desmentiu o conteúdo do áudio. De acordo com ele, a Casa do Empresário, junto à Prefeitura de Viçosa, está estudando como reabrir o comércio local, o que será feito de forma gradual e com a adoção de medidas de segurança.
Na tarde de ontem, o prefeito se reuniu com uma equipe de técnicos para estudo sobre próximas ações de combate à Covid-19. Eles vão atuar na avaliação dos comércios visando a reabertura. Nesta semana, reuniões com diversos setores e profissionais estudam o retorno de alguns serviços de forma responsável.
Uma reunião entre membros do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), que estava marcada para a manhã de hoje com o objetivo de analisar as propostas que foram discutidas ontem, não aconteceu. O COES é formado por profissionais e gestores da rede pública de saúde, representantes da Superintendência Regional de saúde, médicos especialistas, professores e servidores da UFV. Conta ainda com representação da Câmara Municipal e dos planos de saúde suplementar que atuam em Viçosa. A reunião que seria hoje de manhã acontecerá amanhã (quarta) para além de outros assuntos, discutir a possibilidade de abertura gradual do comércio local.