Pular para o conteúdo

Após vistoria, bombeiros não encontram falhas na estrutura da barragem PCH Mello em Rio Preto

Após vistoria, bombeiros não encontram falhas na estrutura da barragem PCH Mello em Rio Preto

De acordo com os militares e a Vale, empresa responsável, famílias que foram retiradas já podem voltar para as casas.

O Corpo de Bombeiros, junto com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Rio Preto, terminaram na tarde deste sábado (8) a vistoria na barragem Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello. O grupo constatou que não há risco iminente de rompimento e os instrumentos de monitoramento estão funcionando normalmente.

A vistoria ocorreu após a Vale, empresa responsável pela estrutura, emitir um comunicado na sexta-feira (7) e retirar cinco famílias moradoras de locais considerados como Zona de Autossavelmento (ZAS) em Rio Preto após uma possível surgência de água na barragem.

Vistoria
Segundo os bombeiros, uma equipe de militares se reuniu com o chefe da equipe de obra da barragem e uma equipe da Defesa Civil em Rio Preto.

O engenheiro responsável pelas obras da Vale informou aos militares que a retirada da famílias foi uma medida preventiva e os moradores continuaram trabalhando nas terras e propriedades durante o dia. Eles pernoitaram fora de casa, em residências de parentes, hotéis ou pousadas.

Durante a vistoria, a equipe constatou que a ressurgência de água foi originada por conta da umidade natural do terreno e não teria relação com possíveis problemas na barragem.

Na avaliação, também foi constatado que os instrumentos de monitoramento estão funcionando normalmente e são avaliados diariamente. Em relação a estrutura da barragem, o Corpo de Bombeiros informou que não foram encontradas falhas ou rachaduras.

Famílias podem retornar
Após a finalização da vistoria, a equipe com bombeiros e Defesa Civil realizou contato com a Vale, que informou que as famílias poderiam retornar normalmente para as propriedades, já que não foi constatado risco.

A assessoria da Vale informou que até o final da tarde deste sábado, duas famílias já haviam retornado para as residências.

Risco de rompimento em 2019
A Vale decretou estado de emergência (nível 2) na barragem do Mello no dia 16 de março de 2019. Na data, cerca de 29 moradores do povoado de Conceição de Monte Alegre, distrito de Santa Bárbara do Monte Verde, foram retirados por conta de risco eminente de rompimento.

Na época, segundo a empresa, a ação foi feita em razão do aumento do volume de água da represa pelas fortes chuvas que ocorreram na região.

O encerramento do nível 2 ocorreu no dia 19 de março, depois que uma empresa externa de engenharia contratada pela Vale atestou a segurança e estabilidade da barragem. A barragem seguiu em estado de alerta nível 1 até o dia 22 de maio, quando foi encerrado.

Fonte: G1 Zona da Mata

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *