Pular para o conteúdo

Após confusão envolvendo 2ª dose da CoronaVac em Juiz de Fora, Prefeitura fala sobre o assunto e anuncia pré-cadastro de novos grupos

Após uma confusão na manhã desta segunda-feira (3) envolvendo a aplicação da 2ª dose da CoronaVac em Juiz de Fora, no início da tarde a secretaria Municipal de Saúde, Ana Pimentel, explicou a situação em uma coletiva de imprensa e anunciou o pré-cadastro de novos grupos e o balanço da imunização.

De acordo com a secretaria, atualmente o complemento da imunização com a CoronaVac está sendo oferecido apenas para idosos com 85 anos ou mais devido à baixa no estoque desta vacina, conforme informado pelo G1 na sexta-feira (30). A aplicação é feita exclusivamente no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e até às 14h, as doses foram recebidas por 39 pessoas.

“A gente ainda tem um quantitativo que vamos fazer ao longo desta semana, um quantitativo baixo que a gente vai fazer por idade. Então, hoje, nós fizemos 2ª dose de idosos acima de 85 anos. Aqueles que tem menos de 85 anos, cuja data no cartão de vacinação está registrada para sábado, hoje e amanhã, vai precisar aguardar o recebimento de novas doses da CoronaVac para a gente fazer a imunização com a 2ª dose”, explicou.

A aplicação da segunda dose da CoronaVac em pessoas com menos de 85 anos, que estavam com o retorno aos postos de imunização previsto entre sábado (1º) e quarta-feira (5) deve ser realizado ainda esta semana. No entanto, o Executivo aguarda a chegada de mais imunizantes para divulgar o cronograma atualizado.

A secretaria esclareceu que que as pessoas que esperavam para receber a dose e não conseguiram não devem se preocupar, tendo em vista que o atraso de alguns dias não afetará o sistema imunológico.

Novos grupos

Durante a entrevista, Ana Pimentel anunciou também que a partir desta terça-feira (4) será aberto pré-cadastro de vacinação para os grupos de pessoas com síndrome de down; gestantes e puérperas, de qualquer faixa etária; e pessoas que tenham comorbidades.

Além deles, também estão incluídas como prioritárias para imunização as pessoas que tenham doença renal e que realizam hemodiálise, com idades entre 55 e 59 anos, conforme o Benefício de Prestação Continuada (BPC) previsto na Lei Orgânica da Assistência Social.

Balanço da vacinação

A secretaria considerou que a cobertura vacinal de pessoas residentes em Juiz de Fora com mais de 60 anos foi bastante exitosa.

“A campanha de vacinação atingiu mais de 80% do público-alvo. Conseguimos aplicar a primeira dose em todos os idosos com mais de 60 anos, previstos conforme o pré-cadastro realizado”, revelou.

Até esta segunda-feira, foram aplicadas 178.708 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 115.079 da primeira dose e 63.629 com a segunda.

Fonte: G1 Zona da Mata

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *