Casos foram, principalmente, nos bairros São Mateus, Santa Luzia, Mariano Procópio, Democrata, Graminha e nos entornos. Bombeiros disseram que não houve vítimas.
Alagamentos, deslizamentos de terra e desmoronamento foram registrados em Juiz de Fora durante chuva na noite deste sábado (4). Diferentes casos foram informados pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, que trabalham neste domingo (5) nas áreas afetadas.
No município, oito casas estão interditadas, no Bairro Cerâmica, após queda de um barranco na sexta-feira.
Segundo a tenente Priscila Adonay, do Corpo de Bombeiros, apesar de vários registros, não houve vítimas.
Os principais casos foram nos bairros São Mateus, Santa Luzia, Mariano Procópio, Democrata, Graminha, Ipiranga, São Pedro e nos entornos.
No Bairro São Mateus, muro de arrimo desabou sobre varanda de casa; ninguém se feriu — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Durante a noite, por volta das 23h40, no Bairro São Mateus, um murro de arrimo em um barranco cedeu e, segundo os militares, derrubou parte da casa, que estava vazia, e duas caixas d’água. Ninguém se feriu.
Já no Bairro Cruzeiro do Sul, um barranco cedeu perto de uma casa e os bombeiros foram retirar a família, que preferiu não deixar o local. A Defesa Civil foi acionada para avaliar o imóvel.
Também teve registro de deslizamento de barranco na Rua Joaquim Vicente Guedes, Bairro Graminha, sem vítimas.
Trecho interditado em Juiz de Fora após deslizamento de terra — Foto: Gabriel Landim/G1
Moradores informaram ao G1 sobre alagamentos na Avenida Ibitiguaia, além do cruzamento da Presidente Itamar Franco com a Rua Antônio Passarela.
Na manhã deste domingo (5), bombeiros foram chamados para remover uma árvore em risco de queda sobre casas no Bairro Santa Cecília. Segundo moradores da Rua João Francisco Monteiro, o fato ocorreu após deslizamento de terra.
Principais atendimentos
O comando do Centro de Operações de Bombeiros (Cobom) divulgou um panorama de atendimentos na área delimitada no mapa do pós chuva em Juiz de Fora. Conforme a tenente Priscila Adonay, o mapa retrata as demandas de sábado até domingo. Entre elas: desabamentos, vistorias, cortes de árvores e surgimento de insetos que, conforme ela, é comum depois de chuvas.
Mapa mostra locais onde atendimentos são feitos pelos bombeiros em Juiz de Fora — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Defesa Civil
A Defesa Civil também divulgou locais que foram afetados e informou que vistorias são feitas neste domingo.
Entre os registros estão deslizamentos de encosta na Rua José Orozimbo de Oliveira, Santa Luzia; na Rua Darcy Vargas, Bairro Ipiranga; Avenida Deusdedith Salgado, Salvaterra; Rua José Lourenço, Bairro São Pedro e no Bairro Graminha.
Deslizamento terra na Rua Deusdeth Salgado, Bairro Cascatinha em Juiz de Fora — Foto: Defesa Civil/Divulgação
Houve também queda de muro na Rua Francisco Monteiro, Bairro Santa Cecília e erosão de solo acentuada nas ruas Bento Hinoto, Itajubá e Rua João Francisco Ribeiro.
E ainda deslizamento de barranco na Rua José Lourenço, Bairro São Pedro.
Deslizamento de barranco no Bairro Graminha sem vítimas — Foto: Gabriel Landim/G1
Casas atingidas
Na sexta-feira, pelo menos oito casas foram interditadas no Bairro Cerâmica após a queda de um barranco durante uma forte chuva.
Segundo informações da Defesa Civil, quatro dos imóveis localizados no número 117 da Rua Mamede Camilo foram interditados, sendo que dois chegaram a ser atingidos pelo escorregamento de encosta, e os demais tiveram interdição por precaução. O mesmo ocorreu com outras duas casas no número 127 da mesma rua.
Em uma das casas atingidas estavam três pessoas da mesma família e, na outra, uma idosa, de 64 anos. Ninguém se feriu.