Pular para o conteúdo

Acordo garante ações de preservação ambiental nas cidades de Cataguases, Leopoldina e Palma

A Copasa vai custear o óleo diesel usado no abastecimento das máquinas e equipamentos que serão utilizados nos serviços de manutenção e melhoria das estradas rurais.

Dentro das ações de preservação do Programa Pró-Mananciais, mais três cidades da Gerência Regional Ubá (GRUA) deram um passo importante. As prefeituras de Cataguases, Leopoldina e Palma assinaram recentemente com a Copasa o Acordo de Cooperação Técnica (ACT).

Com a assinatura do acordo, a Copasa vai custear o óleo diesel usado no abastecimento das máquinas e equipamentos das prefeituras que serão utilizados nos serviços de manutenção e melhoria das estradas rurais contempladas pelo Pró-Mananciais nessas localidades. O trabalho de adequação das estradas inclui limpeza da vegetação e abertura de bacias de captação de enxurrada às margens das vias.

O acordo viabiliza também a conformação do leito para direcionar a caída de água para as laterais das vias, evitando a formação de poças d’água no centro da estrada. O ACT garante também o cascalhamento em pontos críticos, com maior declividade e/ou fácil formação de lama e execução de lombadas.

Melhoria para a população

Essas intervenções trarão melhores condições e segurança no trânsito, especialmente dos moradores das comunidades de Cataguarino, em Cataguases; dos Coelhos, em Leopoldina; e do Capoeirão e Bananal, em Palma.

Além da adequação das estradas, o programa também prevê o cercamento e plantio de espécies nativas para conservação, recuperação e proteção de nascentes.

O Programa Pró-Mananciais possibilita ainda a recuperação e conservação do solo, a fim de evitar erosões e assoreamentos dos cursos d´água, construção de terraços, curvas de nível e bacias de contenção de enxurradas.

Outras ações importantes do Pró-Mananciais são as atividades com as escolas por meio do Programa Chuá Socioambiental.

Pró-Mananciais

Criado pela Copasa em 2017, o Pró-Mananciais atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida. O programa, desenvolvido pela Copasa, já está presente em 224 municípios em que a Companhia detém a concessão dos serviços.

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. O Pró-Mananciais integra o ODS 15, que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda de biodiversidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *