Pular para o conteúdo

Zema vai à reunião com Ministro da Saúde e governo de Minas confirma plano de distribuição de vacina em todo o estado

A assessoria do governo confirmou, neste domingo (17), que o governador Romeu Zema (Novo) participará de uma reunião com o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello, nesta segunda-feira (18). O encontro será no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e deve discutir questões relacionadas à distribuição das doses da CoronaVac para todo o país.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o governo aguarda o contato do Ministério da Saúde sobre a distribuição de doses no estado. Entretanto, a SES trabalha em um plano de vacinação, que vem sendo discutido desde setembro do ano passado.

A pasta antecipou que as doses e os insumos serão distribuídos de maneira semelhante ao que já foi organizado pelo Programa Nacional de Imunização. Para isso, 50 milhões de seringas foram adquiridas. Desse total, 21 milhões chegaram ao estado e sete milhões já foram entregues às 28 Superintendências Regionais de Saúde.

O governo de Minas Gerais pretende utilizar a frota aérea para que as doses alcancem os 853 municípios e vai mobilizar as forças de segurança do estado para realizar a vacinação entre os mineiros.

“A articulação entre Saúde e Segurança Pública tem sido realizada desde o início da pandemia de covid-19 e, neste momento, se torna primordial para garantir que a vacina chegue em todo território de Minas Gerais, em tempo oportuno, para iniciar a Campanha de Vacinação simultaneamente em todo o estado”, afirma a subsecretária de Vigilância em Saúde, Janaina Passos.

Para acondicionar a vacina, a SES providenciou o reforço da segurança e da rede elétrica da Rede de Frio central e adquiriu 617 câmaras frias, com capacidades entre 200 e 400 litros, ao custo de R$ 4 milhões.

Minas Gerais registrou, neste domingo, 643.509 casos da Covid-19. São 6.812 confirmações a mais, nas últimas 24 horas. O número de mortes provocadas pela doença também aumentou para 13.465, 110 a mais do que foi registrado até sábado (16), quando houve novo recorde de mortes.

Fonte: G1 Zona da Mata

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *