O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, confirmou a situação de emergência em 47 cidades mineiras, que sofrem com as consequências das chuvas, principalmente os municípios que registraram mortes. Na lista, está Belo Horizonte e cidades da região metropolitana, como Contagem, Betim, Brumadinho, Caeté, Raposas e Nova Lima. (Confira abaixo).
Na prática, isso significa que os municípios ficam dispensados de licitação para tomar medidas para reduzir os impactos das chuvas. Também facilita o recebimento de recursos vindos do governo federal. O prazo de vigência do decreto é de 180 dias.
Também foi decretado luto de três dias em todo o estado. Conforme o último balanço divulgado pela Defesa Civil, 30 pessoas morreram em Minas Gerais por ocorrências relacionadas às fortes chuvas.
Neste domingo (26), Zema recebeu o ministro de Integração Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, para discutir as ações desenvolvidas para prevenção e atuação nas áreas de risco em Minas, devido às fortes chuvas que atingem o estado.
Os dois sobrevoaram Belo Horizonte, região metropolitana e demais municípios mineiros que estão sendo monitorados pelos órgãos de segurança estadual. Foram convidados, também, para participar os prefeitos de Belo Horizonte, Alexandre Kalil; de Betim, Vittorio Medioli; de Contagem, Alex de Freitas, de Ibirité, William Parreira; de Sabará, Wander Borges; e o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda.
Lista com algumas cidades em que foi decretado situação de emergência:
-
ABRE CAMPO
-
ALTO CAPARAÓ
-
ALTO JEQUITIBÁ
-
BELO HORIZONTE
-
BETIM
-
BRUMADINHO
-
CAETÉ
-
CAPARAÓ
-
CARANGOLA
-
CATAGUASES
-
CONGONHAS
-
CONTAGEM
-
DIVINO
-
DORES DO TURVO
-
ERVÁLIA
-
ESPERA FELIZ
-
GUIDOVAL
-
IBIAÍ
-
IBIRITÉ
-
LUIS BURGO
-
MANHUAÇU
-
MARIANA
-
MATEUS LEME
-
MATIPÓ
-
MONJOLOS
-
MURIAÉ
-
NOVA LIMA
-
ORIZANIA
-
PATROCÍNIO DE MURIAÉ
-
PEDRA BONITA
-
RAPOSOS
-
RAUL SOARES
-
RIBEIRÃO DAS NEVES