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Viçosa divulga balanço dos atendimentos do serviço Telessaúde Covid

O serviço de teleatendimento da Prefeitura de Viçosa, conhecido como Telessaúde Covid, já atendeu 13 mil chamados de pessoas que registraram estar com sintomas que podem ser associados à Covid-19, desde o início da pandemia.

Os dados foram divulgados pela Administração Municipal e se referem a todos aqueles que buscaram orientações sobre os procedimentos seguros em caso de confirmação da doença.

Em quase sete meses de funcionamento, foram realizados 13.649 atendimentos. “Quando o número de notificações aumenta, é sinal de que o trabalho está sendo realizado com eficiência, porque estamos conseguimos mapear quem testa positivo e quem está com sintomas. É uma forma de estarmos sempre atualizados sobre o avanço da doença, com dados mais fiéis à realidade do município”, explica o Secretário de Saúde, Marcus Schitini.

O Telessaúde iniciou as operações em março, sendo um dos primeiros serviços do tipo em Minas Gerais. Em abril, quando a Prefeitura definiu as regras municipais para a retomada das atividades econômicas na cidade, o Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV atuou como parceiro do projeto, disponibilizando espaço físico e equipes qualificadas para os atendimentos telefônicos. Desde outubro, o serviço está sob responsabilidade integral da Prefeitura de Viçosa, e conta ainda com apoio da universidade na cessão do espaço físico.

Os telefones do Telessaúde Covid devem ser acionados por pessoas com sintomas ou que tiveram contato com caso positivo da doença para que possam buscar orientações sobre os melhores procedimentos para evitar a contaminação.

Os encaminhamentos para a realização de testes e informações sobre atestados médicos em caso de afastamento, quando necessários, também são informados pelas equipes de médicos e enfermeiros que atuam no Telessaúde.

No mês de novembro, o número de monitoramentos realizados bateu recorde, com 1435 notificações e atendimentos.

De acordo com a Chefe da Vigilância em Saúde da PMV, Marina Teixeira Faria, os dados refletem o avanço da doença em Viçosa: “ao mesmo tempo em que batemos nossos recordes de ligações, a cidade também registrou índices muito altos de confirmações de novos casos. Isso demonstra que todas as ações estão interligadas”.

Em função do aumento do volume de ligações, a orientação das equipes é não desistir de tentar o contato: “se a chamada não foi atendida da primeira vez, pedimos para que a pessoa tente novamente o contato ou mande mensagem por whatsapp para o número, que será respondida no menor tempo possível”, reforçou Marina.

O telefone para contato, por ligação ou mensagem, é o 031 3612-8000. O Telessaúde Covid funciona sempre das 8h às 18h, de segunda a sábado.

Fonte: G1 Zona da Mata

 

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