Pular para o conteúdo

Situação dos reservatórios de hidrelétricas de Piau e Guiricema é estável após volume de água diminuir

A situação das duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), localizadas nas cidade de Guiricema e Piau, é estável após o volume de água diminuir. A informação foi confirmada neste sábado (15), pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Na última quinta-feira (13), o G1 mostrou que os reservatórios tiveram o volume de água aumentado por conta das chuvas que atingiram a região na noite de quarta-feira (12). Em consequência disso, o nível dos rios Piau e dos Bagres aumentou. A situação era considerada crítica pela Companhia Energética.

Já neste sábado, a Cemig também informou que a elevação dos rios diminuiu. Não há previsão de chuva significativas para a região. Veja abaixo a situação de cada um deles.

A reportagem tentou contato com as prefeituras de Piau e de Guiricema neste sábado para mais informações sobre a situação dos municípios, mas as ligações não foram atendidas.

Situação atual

Rio Piau

Segundo a Cemig, o Rio Piau sofreu reflexos em Piau. A vazão do rio passou de 16 m³ por segundo para 105 m³ por segundo durante a quarta-feira (13) e a madrugada de quinta-feira (14).

Já neste sábado (15), a PCH Piau opera com um escoamento de 27 m³ por segundo. Número considerado estável pela Companhia.

Região de Vargem Grande em Piau ficou inundada com as chuvas  — Foto: William Lima/Arquivo Pessoal

Região de Vargem Grande em Piau ficou inundada com as chuvas — Foto: William Lima/Arquivo Pessoal

Rio dos Bagres

Na madrugada da quinta-feira, a chuva atingiu a cabeceira do Rio dos Bagres, onde fica localizada o reservatório da PCH Ervália, em Guiricema.

De acordo com a Cemig, o volume de água que chega ao reservatório da usina aumentou em mais de 100%. Alagamentos foram registrados no município.

Já neste sábado, a situação normalizou, e o local opera com uma vazão de 5 m³ por segundo.

No final de janeiro, o volume da hidrelétrica aumentou em 13 vezes por conta das chuvas, o que também gerou transbordo do rio e enchente na cidade.

Localidades de Guiricema foram inundadas por conta de cheia do Rio dos Bagres — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Localidades de Guiricema foram inundadas por conta de cheia do Rio dos Bagres — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Fonte: G1 Zona da Mata

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *