Pular para o conteúdo

Simulado de evacuação de emergência será realizado em barragens de Juiz de Fora

Simulado de evacuação de emergência será realizado em barragens de Juiz de Fora

Um simulado de evacuação de emergência será realizado na tarde desta quinta-feira (10), a partir das 14h, nas barragens da Pedra e dos Peixes, em Juiz de Fora. A ação faz parte do Plano de Ações de Emergência para Barragens (PAEB).

O treinamento será feito pela empresa responsável pelas barragens, a Nexa Resources, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil e outras instituições públicas. O objetivo da atividade é preparar a população para como lidar em situação de emergência.

De acordo com a empresa, o treinamento será realizado de forma simultânea com as comunidades vizinhas de Igrejinha e Vila São João Batista, além dos empregados da Nexa. Durante a semana, a população participou de reuniões preparatórias para o simulado.

Em junho, o G1 mostrou que foi realizado um pré-simulado, preparatório para o exercício prático. Ao todo, cerca de 355 moradores conheceram, na prática, os sinais sonoros, as rotas de fuga e os pontos de encontro. Foram realizadas duas simulações ao longo do dia.

Já no dia 12 de outubro, foram feitos testes com sirenes instaladas nas duas barragens. Segundo a instituição, os equipamento serão utilizados durante o simulado de emergência para auxiliar os moradores.

Barragens

As barragens da Pedra e dos Peixes são contenções de resíduos industriais da unidade de Metalurgia da Nexa Resources em Juiz de Fora e armazenam jarosita, um material não ferroso.

A Barragem da Pedra tem volume de 1,5 milhão de m³ e encontra-se ativa. Em 5 de fevereiro, a mineradora confirmou que vai duplicar a capacidade de armazenamento da barragem e com a conclusão da obra, o local terá capacidade para armazenamento de 3,29 milhões de m³ de rejeitos e cerca de mais 14 anos de vida útil.

Já a menor barragem, a dos Peixes, está inativa para disposição de rejeito desde 2012 e o volume é de 800 mil m³.

As duas barragens também estão na lista de fiscalização imediata divulgada no final de janeiro pela Agência Nacional das Águas (ANA) e, segundo a pasta, têm baixo risco de rompimento, porém alto dano associado.

Fonte: G1 Zona da Mata

Site do Café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *