Universidade destaca que, após retornar de viagem da França, ele não voltou a frequentar a instituição
Um professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF está internado na UTI com suspeita de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). Uma mensagem postada por familiares e que circula no aplicativo WhatsApp relata que Daniel Sales Pimenta, de 57 anos, esteve na França e voltou da Europa no último dia 14. “Sabendo da gravidade da pandemia, ele tomou os devidos cuidados com a utilização de máscara e realização de quarentena voluntária”, informa a nota. No entanto, com o passar dos dias, os sintomas começaram a aparecer, e ele precisou ser internado no sábado (21). Até quarta (25), segundo a mesma divulgação, o docente estava internado na UTI, sedado e com ventilação mecânica, sendo ainda aguardado o resultado do teste para confirmação da Covid-19. A informação é de que ele está no Monte Sinai, mas a assessoria do hospital não se posicionou sobre o caso específico, porque apenas os familiares estão autorizados a receber os dados diretamente dos médicos assistentes.
Procurada pela Tribuna, a UFJF informou ter sido alertada de forma informal, por meio de nota emitida por aplicativo de mensagens, sobre a suspeita de coronavírus do docente do ICB, Daniel Pimenta. “Reforçamos, portanto, que o professor em questão – conforme consta na nota – apresentou sintomas ao retornar de uma viagem feita, por iniciativa pessoal e não acadêmica, à França. Ao retornar a Juiz de Fora, ele se manteve em regime de quarentena, portanto, não voltou a frequentar a UFJF. Lembrando que as atividades da instituição também já haviam sido suspensas.”
Ainda conforme a assessoria, a administração da universidade está acompanhando o caso e torcendo para que ele se recupere o mais rápido possível. “No momento é importante dar tranquilidade à comunidade universitária de que a possível contaminação não ocorreu em Juiz de Fora e que não houve transmissão dentro da UFJF, pois ao chegar o professor se colocou em isolamento imediato”, concluiu.
Na mensagem postada e assinada por quatro filhos, os parentes dizem que estão confiantes na recuperação de Daniel. “Pedimos a todos que se cuidem e cuidem das pessoas ao seu redor. Boas energias e orações são bem vindas.” A Tribuna está tentando contato com a família do professor.
Fonte: Tribuna de Minas