De acordo com o Executivo, 250 deram positivo para a doença. Em abril, o Município e a instituição firmaram termo de cooperação para realização dos exames.
A Prefeitura de Juiz de Fora recebeu 1.212 resultados de testes para diagnóstico de Covid-19 realizados em laboratórios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A informação foi divulgada nesta terça-feira (16) pela Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a pasta, 250 deram positivo para a doença. Em abril, o G1 mostrou que o Município e a instituição firmaram um termo de cooperação.
Em maio, os dois laboratórios da UFJF receberam o certificado de qualidade da Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Aplicação
O material é coletado e transportado nas condições adequadas para os laboratórios, no Instituto de Ciências Biológicas e na Faculdade de Farmácia. Ambos passaram por inspeção da Vigilância Sanitária e estão credenciados para o funcionamento e efetuação dos testes.
O público-alvo para a realização dos exames é composto por profissionais de saúde sintomáticos, entre o terceiro e o décimo dia de sintomas; todos os pacientes internados em “leitos covid”, pactuados com o Município.
Também estão incluídos, os pacientes atendidos na atenção básica, em situação de vulnerabilidade – acima de 65 anos, cuidadores de idosos, diabéticos, hipertensos descompensados e obesos – e servidores da segurança pública, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e Companhia de Saneamento Municipal (Cesama).
Casos de coronavírus
Nesta terça-feira, a Prefeitura divulgou que Juiz de Fora chegou a 43 mortes pela Covid-19. Além disso, a cidade tem 956 casos confirmados, 566 pessoas curadas e 6.021 notificações suspeitas.