Pular para o conteúdo

Prefeitura de JF lança oficialmente o projeto “Rede em Alerta” nesta sexta-feira

Prefeitura de JF lança oficialmente o projeto “Rede em Alerta” nesta sexta-feira

O objetivo é estabelecer uma linha direta entre a Defesa Civil e as lideranças das associações de bairros, visando minimizar os possíveis transtornos causados pelas chuvas.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançará oficialmente nesta sexta-feira, 7, o projeto “Rede em Alerta”, estabelecendo linha direta entre a Defesa Civil e as lideranças das associações de bairros, visando minimizar os possíveis transtornos causados pelas chuvas, através de informações rápidas e seguras dos sinais de alerta compartilhadas via whatsapp. O evento será às 17 horas, na sede da Defesa Civil (Avenida Garibaldi Campinhos, 169 – Vitorino Braga).

O projeto “Rede em Alerta” é iniciativa da Defesa Civil, órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) da PJF, em parceria com a União Juiz-forana de Associações Comunitárias de Bairros e Distritos de Juiz de Fora (Unijuf). O secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Seduc), José Sóter de Figueiroa Neto, explicou que “o Rede em Alerta faz parte do nosso plano de ação, e pretende integrar a sociedade civil organizada, através das associações de moradores e a Defesa Civil, permitindo acompanhar de perto os possíveis episódios, atuando de maneira rápida na resolução. Poderemos, com essa ferramenta, realizar o monitoramento preventivo das áreas de risco da cidade, buscando soluções táticas para a segurança de todos”

O subsecretário de Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, destacou que “as informações recebidas pelo órgão serão disseminadas em tempo real. Com isso, ganhamos em prevenção, que é o mais importante. Do outro lado da linha teremos um número bastante significativo de pessoas que, por sua vez, serão multiplicadores em seus bairros e regiões. Eles serão os olhos e os ouvidos da cidade”.

Em reuniões realizadas em dezembro de 2019 para a criação do “Rede em Alerta”, os líderes de bairros foram orientados pelos técnicos da Defesa Civil sobre como se comportarem quando receberem os alertas e o plano de contingência for acionado. Serão criados subgrupos no whatsapp pelas lideranças de bairros, multiplicando o número de pessoas que receberão os alertas, principalmente do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Os encontros tiveram a participação de lideranças dos bairros Aeroporto, Amazônia, Benfica, Bom Jardim, Centenário, Costa Carvalho, Democrata, Filgueiras, Francisco Bernardino, Grajaú, Grama, Graminha, Granbery, Granjas Bethânia, Granjas Bethel, Industrial, Jardim Esperança, Jardim Gaúcho, JK, Linhares, Mariano Procópio, Marumbi, Nova Era 2, Santa Clara, Santa Cruz, Santa Luzia, Santa Paula, Santa Rita, Santa Tereza, Santos Anjos, São Damião, São Judas Tadeu, Teixeiras, Vale dos Lírios e Vila Ozanam e do Distrito de Torreões.

Também farão parte da “Rede em Alerta” – a princípio, já que o número tende a aumentar – lideranças dos bairros Arco-íris, Cascatinha, Dom Bosco, Eldorado, Floresta, Jardim Casablanca, Jardim dos Alfineiros, Ipiranga, Jardim Natal, Lourdes, Mundo Novo, Nova Benfica, Olavo Costa, Poço Rico, Ponte Preta, Santa Cândida, Santa Cecília, Santo Agostinho, Santos Dumont, São Bernardo, São Geraldo, Vila Almeida e Vila Alpina.

Fonte: PJF

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *