Nesta quarta-feira, 28/10, representantes da Defesa Civil Estadual e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, sob a coordenação do Capitão Júnior Silvano Alves, realizaram visita técnica à Manhuaçu, a fim de conferir as pontes e passarela reestruturadas pela Administração Municipal na cidade.
Embora tenha sido severamente afetada pela pior enchente da história, Manhuaçu foi exemplo positivo para a região e para o Estado de Minas Gerais pela rápida reestruturação dos locais atingidos, especialmente as pontes da cidade.
Após a reunião realizada na parte da manhã no Paço Municipal, a equipe da Defesa Civil visitou todas as pontes reestruturadas na cidade, acompanhada da Secretária de Planejamento, Anna Carulina, e dos membros da Defesa Civil de Manhuaçu, Vininha Nacif, José Maria Dornelas e Wilton Pécora.
RECUPERAÇÃO DA CIDADE
Tão logo as águas do rio baixaram, no final de janeiro deste ano, a Prefeitura de Manhuaçu iniciou o esforço para normalizar a cidade.
A primeira etapa foi o trabalho de limpeza urbana, com a retirada de entulho e lama em diversas ruas e avenidas e a ajuda às famílias atingidas. Além das áreas inundadas, as partes altas apresentaram problemas, onde moradores tiveram transtornos com deslizamentos e invasão de enxurrada em suas residências. Nas comunidades rurais, houve inundação de ribeirões e quedas de barreiras.
A Administração Municipal superou estes desafios em ações conjuntas com os órgãos de Defesa Civil locais, estaduais e nacional. A Defesa Civil Nacional instalou ponto de atendimento na cidade e viabilizou recursos para reestruturação das pontes e passarela em Manhuaçu.
A Secretaria de Planejamento elaborou Projeto de Reestruturação das pontes, com a instalação de guarda-corpos (proteções laterais) e novas luminárias, para que a população voltasse a ter acesso à travessia segura nestes locais.
A Defesa Civil Nacional aprovou recurso para a reestruturação de seis pontes e uma passarela na cidade nos seguintes locais: Avenida Barão do Rio Branco, Rua Alencar Soares Vargas, Rua Luis Cerqueira, Rua Leandro Gonçalves, Rua Joaquim Gonçalves Dutra e a ponte do bairro Ponte da Aldeia, de acesso ao antigo Parque de Exposições, além da passarela Vila Deolinda/ Ponte da Aldeia. As outras pontes urbanas foram recuperadas com recurso próprio do município.
Fonte: Portal Caparaó