Pular para o conteúdo

Matas de Minas grande Campeã do 16º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de MG

Matas de Minas grande Campeã do 16º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de MG

O ano de 2019 vai ficar marcado na memória da população da região das Matas de Minas, pela brilhante participação e destaque nos concursos de qualidade de café, a nível regional e nacional. Os grandes campeões do 16º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, mais uma vez, a região ficou em evidência, com o recebimento do maior prêmio do concurso, o de “Grande Campeão Estadual”, pelo cafeicultor Paulo Gomes, de Espera Feliz.

O concurso é organizado pelo Governo de Minas, por meio da Seapa (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e da Emater–MG, e conta com o apoio de outras instituições, como o IF Sul de Minas e a Universidade Federal de Lavras. O concurso abrange todo o Estado, que foi subdividido em quatro regiões, Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Sul de Minas e Chapada.

Era possível ao produtor concorrer nas categorias café natural e cereja descascada. Além dos campeões de cada região, nas duas modalidades, o café que obtivesse maior pontuação entre todos os concorrentes, receberia o prêmio de Grande Campeão Estadual.

Com relação aos representantes da região das Matas de Minas, na categoria café natural, Paulo Gomes, Marcos da Silva e Afonso Donizete Lacerda, ficaram respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugar. No que diz respeito a modalidade cereja descascada, Flávio José Protasio, ganhador do Conexão Caparaó 2019, ficou em primeiro lugar; em segundo lugar, Altilina Lacerda e em terceiro, José de Oliveira Sobrinho. Altilina Lacerda, de Espera Feliz, recebeu ainda o prêmio de Mulher Destaque em Sustentabilidade.

“O Sicoob Credisudeste marcou presença no evento, demonstrando mais uma vez, o apoio e confiança depositados em seus associados. Além disso, buscou nas montanhas das Matas de Minas, as histórias de luta e perseverança por trás dos melhores cafés do Brasil, que serão contadas a partir das próximas edições”, ressalta a Assessoria de Comunicação do Sicoob.

Fonte: Silvan Alves

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *