Pular para o conteúdo

Margarida anuncia fim de Comitê Covid-19 e criação de Fórum de Defesa da Vida em Juiz de Fora

A prefeita Margarida Salomão (PT) anunciou na tarde desta segunda-feira (4) o fim do Comitê Covid-19 e a criação do Fórum de Defesa da Vida em Juiz de Fora. O lançamento oficial do novo instrumento consultivo será realizado nesta terça-feira (5).

Em entrevista coletiva, a chefe do Executivo informou que a medida tem como objetivo construir as próximas medidas a serem tomadas pela Prefeitura, juntamente com os setores e a sociedade civil organizada, em relação à Covid-19 e a retomada econômica.

Questionada sobre a saída de Juiz de Fora no programa “Minas Consciente”, Margarida afirmou que ainda não está definido. Durante o pronunciamento, a prefeita também falou sobre as reclamações de uma obra no Poço Rico, a criação de uma mesa de mediação de conflitos e de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além da suspensão da nomeação de secretária de Transporte e Trânsito.

Prefeita anuncia criação de Fórum de Defesa da Vida em Juiz de Fora

Prefeita anuncia criação de Fórum de Defesa da Vida em Juiz de Fora

Anúncios

Mesa de mediação de conflitos

Em anúncio, Margarida informou a criação de uma mesa de mediação e solução de conflitos. “De agora em diante, quando surgir uma situação paralela por um problema social, nós mobilizaremos uma mesa de negociação e todos serão ouvidos”.

De acordo com a prefeita, o primeiro assunto a ser discutido na próxima quinta-feira (7) será uma obra no Bairro Poço Rico que interditou uma via no local.

A medida causou indignação da população, que pediu ajuda para a Prefeitura. “Vamos chamar todos os elementos interessados e a partir daí, construir uma solução que atenda e resolva esse problema criado”, explicou Margarida.

Fórum de Defesa da Vida

Nesta segunda, Margarida anunciou que passou o dia com setores econômicos de Juiz de Fora e informou os próximos passos de Juiz de Fora em relação à Covid-19.

“Faremos uma revisão das restrições para cada setor da vida social, porque as situações são diferentes, por exemplo: das escolas, restaurantes, hotéis”.

Segundo a prefeita, cada segmento terá responsabilidade na questão sanitária e a Prefeitura fará uma forte fiscalização que também envolve as aglomerações registradas no transporte coletivo. A reunião do novo instrumento irá ocorrer nesta terça, às 17h, e após a conversa, será indicado os encaminhamentos .

Sobre o “Minas Consciente”, Margarida disse que a decisão de continuar ou não no programa será anunciada também nesta terça. “Estamos construindo uma solução que será tomada coletivamente por todas as pessoas”.

O Fórum de Defesa da Vida em Juiz de Fora será composto pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Ciência, da Prefeitura, Câmara Municipal, setores econômicos, dos trabalhadores e do Ministério Público.

Ampliação de leitos e vacinação

Também durante a entrevista, a futura secretária de Saúde, Ana Pimentel, que ainda não foi nomeada, falou que a pasta está se empenhando em duas ações.

“Estamos trabalhando para requalificar o plano de contingência para lidar com o aumento de casos e com o plano municipal de vacinação contra a Covid-19”, disse Ana.

Conforme Ana Pimental, a Prefeitura está conversando com o Hospital João Penido para o aumento de números de 10 leitos Covid-19. “Eles tem a estrutura física, mas o desafio agora é o recurso humano que a gente está vendo que não é um problema só no município, mas no Brasil”.

Sobre o plano de vacinação, ele será lançado no dia 15 de janeiro e de acordo a secretária, o diagnóstico e coleta de dados estão avançados.

Nomeações

No fim da coletiva, Margarida falou da suspensão da nomeação da secretária de Transporte e Trânsito, Patrícia Pereira Veras. Em 2017, ela foi apontada em um relatório que constatou improbidade na contratação de fotossensores em Goiânia.

“A Patrícia foi indicada por pessoas da área técnica da mobilidade, da Unicamp, pessoas de alta qualidade técnica, que me indicaram. Eu não conhecia, eu vim a conhecer no sábado, mas ai eu não sabia dessa informação que ela era ré de um processo de improbidade, mas assim que eu soube eu cancelei o ato”. Ainda não há um novo nome para a pasta.

Sobre uma possível exoneração de Martvs das Chagas, diante do questionamento a respeito de uma ação do Tribunal de Contas da União (TCU), a Prefeitura esclareceu alguns fatos:

“Toda autoridade que ocupa cargo público, especialmente no âmbito do Governo Federal, enfrenta constantes e legítimos questionamentos dos órgãos de controle, dentre eles, o Tribunal de Contas da União. A Administração ressalta que, neste caso específico, o secretário não se encontra em situação de irregularidade perante o TCU, informação verificável pelo acórdão TC015.192/2011-3”.

“Havia uma questão levantada que já foi regularizada e não há nada pendente”, finalizou Margarida. Martvs é o secretário da Secretaria de Planejamento Territorial e Participação Popular (SEPPOP), que ainda será criada após aprovação da Câmara Municipal.

Ele é graduado em Ciências Sociais (UFJF). Consultor em Gestão Social junto à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e Diretor de Fomento na Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura e exerceu os cargos de Secretário Nacional de Ações Afirmativas e de Ministro de Promoção da Igualdade Racial na gestão do ex-presidente Lula.

Fonte: G1 Zona da Mata

 

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *