Pular para o conteúdo

Mancha marrom no gramado , como controlar e deixar a grama verde brilhante

  • por
grama esmeralda da bicho

Uma doença que começou tímida a alguns anos atrás no nosso Estado vem se tornando uma verdadeira dor de cabeça para os gramados, principalmente aqueles compostos por grama esmeralda.

A mancha marrom, como é comumente mencionada, é causada por um fungo de solo chamado Rhizoctonia solani. Em culturas agrícolas ela tem um controle mais fácil de se realizar através da rotação de culturas (plantar uma espécie vegetal resistente no local por alguns anos até que o fungo morra e a área fique livre do mesmo e de seus esporos, pois o agente da doença está no solo e não na planta). Esta prática infelizmente não é viável para os jardins residenciais, já que fica fora de cogitação arrancar todo o gramado. Sendo assim, outras técnicas precisam ser aplicadas para eliminar a doença.

A mancha marrom, além de ser de difícil controle tem seus sintomas amenizados durante o verão dando a falsa impressão que a doença foi controlada, entretanto se a doença apareceu no seu jardim, fique atento e siga as dicas abaixo para eliminar totalmente do seu gramado.

Sintomas

O sintoma clássico é o aparecimento de manchas circulares marrons que podem variar desde 2,5 cm até metros de distância. Mas um amarelamento geral do gramado também é notado. Ver as fotos no inicio do post.

Principais causas que favorecem a proliferação do fungo:

– Solos com desequilíbrio nutricional, isto é, com excesso de adubos com nitrogênio (N) e com deficiência em potássio (K) e fósforo (P); normalmente acontece porque a maior parte dos jardineiros utiliza no gramado apenas uréia (adubo barato e com resposta rápida para o sistema foliar da grama, isto é, ela fica bem verde logo após a aplicação, mas a carência de outros nutrientes ainda existe). Além disso, nossa terra é muito ácida, e o potássio e o fósforo ficam indisponíveis para as plantas quanto o pH está muito baixo. Em locais arenosos os efeitos são ainda piores, pois os nutrientes são facilmente lixiviados (perdidos através da água da irrigação).

– Temperatura noturna entre 10 e 16 ºC; essa condição climática auxilia a proliferação deste fungo, por isso, anos de outono/inverno quentes são favoráveis a esta doença.

–  Mais de 10 horas de folha molhada por vários dias; assim sistemas de  irrigação automática mal regulados ou anos de muita chuva são agravantes para a disseminação do fungo.

–  Altura de poda inferior a 2cm; gramados cortados muito baixos acabam fragilizando o sistema radicular da planta.

– Solos mal drenados; o excesso de umidade favorece em muito o fungo. Normalmente as primeiras manchas aparecem nas áreas sombreadas e mais molhadas do jardim.

MÃOS A OBRA

*Primeiramente é necessário aplicar um agente biológico que age em todo o solo eliminando a doença, é um Fungicida Biológico que tem o nome de Trichoderma Viride, recomendamos a diluição de 200 ml em 20 litros de agua e pulverizar todo o gramado, de forma que fique bem molhado, refaça a aplicação depois de 15 dias.

Feito as 2 aplicações é hora de usar um bom adubo para grama, que contenha todos os nutrientes, hormônios vegetais e ainda condicionador de solo, faça a aplicação na quantidade de 50 gramas para cada metro quadrado, logo após a aplicação faça a irrigação, e repita a operação a cada 3 meses.

ONDE COMPRAR O AGENTE BIOLÓGICO E O ADUBO PARA GRAMA?

CLIQUE AQUI para comprar ou saber maiores informações sobre o agente biológico Trichoderma Viride

CLIQUE AQUI para comprar ou saber maiores informações sobre o adubo para gramados 

Ou mande mensagem via WhatsApp para ( 032) 98450 9777

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *