Pular para o conteúdo

Mais uma idosa morre vítima da Covid-19 em Juiz de Fora

Vítima tinha 72 anos e faleceu nesta quinta-feira. Mais 84 casos da doença foram atestados em um dia

Uma idosa de 72 anos faleceu nesta quinta-feira (5) em Juiz de Fora, vítima da Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), ela era obesa e tinha histórico de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus. Conforme as autoridades em saúde, as comorbidades, além da idade, são fatores de risco para evolução do coronavírus. Com a atualização, o município já registrou 269 mortes em decorrência da doença.

Ainda de acordo com o levantamento, o município atestou, em 24 horas, 84 novos diagnósticos do coronavírus. Com isso, já chega a 7.391 o número de confirmações na cidade desde o início da pandemia. Em relação às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a doença, foram novos 219 registros. No total, Juiz de Fora já contabilizou 26.422 casos suspeitos.

Em relação ao número de pessoas recuperadas, a Secretaria de Saúde informou que até a última terça, dos 7.190 casos confirmados até então, 6.643, cerca de 92%, eram considerados restabelecidos. Eles apresentaram resultado de exame positivo para Covid-19 e venceram os 14 dias de isolamento sem nenhuma intercorrência.

Todos os dados são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.

Taxa de ocupação de UTI é de 76%
Informações disponibilizadas pela Prefeitura mostravam que, até por volta das 17h45 desta sexta-feira, a taxa de ocupação total de leitos de UTI na cidade era de 76,28%. Do total de 274 leitos disponíveis, 209 estavam ocupados. Destes, 61 eram em razão da Covid-19 (pacientes com suspeita ou diagnóstico). Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação era de 78,74%.

Em relação aos leitos de enfermaria, até o mesmo horário, 64,59% estavam ocupados. Ou seja, dos 1.700 equipamentos de enfermaria disponíveis em toda a rede de saúde de Juiz de Fora, 1.098 estavam ocupados. Das pessoas internadas em enfermaria, 85 tinham resultado positivo ou aguardavam diagnóstico para a Covid-19.

Em sua totalidade, a cidade tinha 146 casos de hospitalização devido ao coronavírus – o mesmo em relação ao divulgado na tarde de quinta. O painel gerencial não tem apontado a taxa de isolamento social na cidade.

UFJF já realizou mais de 7,5 mil exames
Conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde, a parceria entre a Prefeitura e os laboratórios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já viabilizou 7.514 exames para diagnóstico da Covid-19 desde abril. Deste total, 2.042 tiveram resultados positivos – 27,2%.

Na última semana, entre 29 de outubro e 5 de novembro, 242 testes foram processados pelos laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Farmácia.

Conforme a PJF, o exame é direcionado aos profissionais de saúde sintomáticos, entre o terceiro e o décimo dia de indícios da doença; aos pacientes internados em “leitos covid”, pactuados com o Município, e aos atendidos na atenção básica, em situação de vulnerabilidade. Estão nesta condição pessoas acima de 65 anos, cuidadores de idosos, diabéticos, hipertensos descompensados e obesos.

Também são contemplados servidores sintomáticos da segurança pública, do Departamento Municipal de Limpeza Pública (Demlurb), da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), dos centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas) e dos demais serviços de assistência social que prestam atendimento direto à população. Não há custos para os pacientes.

Fonte: Tribuna de Minas

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *