Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (10) também divulgou um novo registro em Barbacena, no Campo das Vertentes.
Mais seis casos suspeitos de coronavírus estão em investigação em Juiz de Fora. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (10) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que também registrou mais um caso suspeito em Barbacena.
Com os novos números, agora totaliza 10 casos em investigação. No boletim anterior, Barbacena tinha um caso em investigação e com a atualização chegou a dois.
A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora informou que todos os casos registrados como suspeitos no boletim da SES-MG desta terça-feira estão no radar do Departamento de Vigilância Epidemiológica (Dvea). Os pacientes seguem em isolamento domiciliar. (Confira abaixo a nota na íntegra)
Na Zona da Mata, até o momento são 10 casos em investigação em Juiz de Fora e um descartado, além de outro também já descartado na cidade de Viçosa.
De acordo com o Dvea, “com as novas informações da SES-MG, Juiz de Fora registra 13 notificações de Covid19, sendo dez casos suspeitos, dois notificados e um descartado.
No Campo das Vertentes, os quatro casos em investigação divulgados no boletim de segunda em São João del Rei seguem na mesma situação. Barbacena, por sua vez, conta com um novo caso em investigação.
Nota da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora
“A Secretaria de Saúde (SS) de Juiz de Fora informa que os dez casos registrados como suspeitos no boletim emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta terça-feira, 10, estão no radar do Departamento de Vigilância Epidemiológica (Dvea).
Os pacientes apresentaram sintomas brandos, por isso seguem em isolamento domiciliar, conforme recomenda o protocolo. Esses casos são monitorados diariamente por um profissional de saúde plantonista do DVEA. O acompanhamento tem por objetivo avaliar se a paciente apresenta mais sintomas ou se segue com quadro estável.
Com as novas informações da SES/MG, Juiz de Fora registra 13 notificações de Covid19, sendo dez casos suspeitos, dois notificados e um descartado.
Importante:
Caso suspeito: É considerado como suspeito o caso divulgado no boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais.
Caso notificado: Caso em que a unidade de saúde responsável pelo atendimento do paciente notificou o Departamento de Vigilância Epidemiológica (Dvea). O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs/MG) é o responsável por aceitar ou não a notificação, com base nos critérios definidos em seu Plano de Contingência. Ressalta-se que o caso só pode ser considerado como suspeito quando é divulgado no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais.”
Casos no Brasil
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira o mais recente balanço sobre os casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da doença batizada de Covid-19. Os principais números são:
- 893 suspeitos
- 34 confirmados
- 780 descartados
- 5 pacientes estão hospitalizados
- 5 dos casos confirmados foram por transmissão local: 4 em SP, 1 na Bahia
Ao todo, são 19 casos em São Paulo, oito no Rio de Janeiro e dois na Bahia. Além disso, há um caso confirmado nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas, Minas Gerais e no Distrito Federal.
O Ministério da Saúde informou que 5 casos confirmados no país foram transmitidos internamente, ou seja, os pacientes infectados pegaram o vírus dentro do Brasil. São 4 pacientes, em São Paulo, e 1, na Bahia.
Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais investiga 213 casos suspeitos do novo coronavírus, o Covid-19. Um caso foi confirmado em Divinópolis e outros 29 foram descartados. Confira:
-
Alfenas (1)
-
Araguari (2)
-
Barbacena (2)
-
Arcos (4)
-
Belo Horizonte (77)
-
Betim (3)
-
Conselheiro Lafaiete (2)
-
Caratinga (1)
-
Conselheiro Lafaiete (3)
-
Contagem (14)
-
Córrego Fundo (1)
-
Divinópolis (5)
-
Formiga (2)
-
Governador Valadares (1)
-
Ipatinga (6)
-
Itabira (1)
-
Itajubá (1)
-
João Monlevade (1)
-
Juiz de Fora (10)
-
Juiz de Fora (4)
-
Lavras (1)
-
Nova União (1)
-
Montes Claros (1)
-
Mutum (1)
-
Naque (1)
-
Nova Lima (4)
-
Ouro Preto (2)
-
Passos (1)
-
Patos de Minas (1)
-
Poços de Caldas (1)
-
Pouso Alegre (1)
-
Sabará (2)
-
Santana do Paraíso (1)
-
São Gotardo (1)
-
São João Del Rei (4)
-
São Sebastião do Paraíso (1)
-
Sete Lagoas (4)
-
Três Corações (4)
-
Uberlândia (17)
-
Varginha (8)
-
Vespasiano (1)
Ciclo do novo coronavírus – transmissão e sintomas — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1
Recomendações
Os especialistas recomendam a “etiqueta respiratória” para evitar a transmissão: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que os serviços de saúde adotem protocolos de prevenção antes, durante e depois da chegada do paciente, com desinfecção e ventilação de ambientes.