Com investimento de mais de R$ 300 mil, área tem oito leitos de UTI e 16 de enfermaria. Profissionais receberam capacitação especial para atender pacientes do local.
Pacientes diagnosticados com coronavírus no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) serão tratados em espaço desenvolvido especialmente para eles. A conclusão das obras foi anunciada nesta quarta-feira (15) pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que é responsável pela unidade.
De acordo com a administradora, foram investidos cerca de R$ 325 mil na ampliação do número de quartos de isolamento, passando de dois para cinco. Os espaços têm antecâmaras para evitar contaminação; um ponto para realização de hemodiálise também foi instalado.
“Nas últimas três semanas, nós fizemos um planejamento e conseguimos disponibilizar até 24 leitos. Estamos conseguindo fazer também um fluxo de exames com resultado até 24 horas. Os pacientes positivos para Covid-19 vão para esta área”, explicou o superintendente do HU-UFJF, Dimas Araújo.
Ainda segundo a direção do hospital, todos os quartos estão equipados com monitores multiparâmetros e respiradores. São oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais 16 de enfermaria; um gerador de energia também foi adquirido para garantir o fornecimento elétrico.
Quartos estão equipados com monitores multiparâmetros e respiradores. — Foto: HU-UFJF/Divulgação
Profissionais
Conforme a Ebserh, o espaço para tratamento da Covid-19 também foi pensado para os profissionais que atuarão no local. Há espaço para descanso, sala com armários e copa.
Além disso, a equipe que atuará no local recebeu capacitação para o manuseio de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ao receber o paciente até os cuidados com o fluxo de entrada até a enfermaria. A equipe de limpeza também recebeu treinamento para evitar contaminação.
“Preparou-se uma equipe especializada, privativa, para atender essas pessoas. São técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos, uma equipe completa, que está bem integrada, bem disposta a fazer o melhor pelos pacientes”, afirmou a coordenadora do espaço, Dayse Cristina Dias.
O HU afirmou também, que os residentes da UFJF também terão papel fundamental na equipe de tratamento.
Fonte: G1 Zona da Mata