Pular para o conteúdo

Feriado é de 100% de ocupação de leitos para tratamento de Covid-19 em hospitais de cidades da Zona da Mata

Durante o feriado da Semana Santa, pelo menos cinco cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes registraram, até este sábado (3), 100% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19.

Em algumas cidades, como Cataguases e Leopoldina, a situação é mais grave. Além da ocupação máxima da UTI, os hospitais registraram lotação nos leitos clínicos e de enfermaria para tratamento da doença.

Desde março, o G1 mostrou que o avanço da pandemia nas regiões causou esgotamento de leitos, aumento no número de mortes e casos graves, além de risco de falta de insumos básicos necessários para tratamento hospitalar – como medicamentos sedativos, anestésicos e relaxantes musculares do chamado “Kit Intubação”.

Com o feriado prolongado, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, alertou na última quarta-feira (31) sobre a necessidade do cumprimento dos protocolos de isolamento e restrições da Onda Roxa do “Minas Consciente”, já que há alto risco de contaminação durante o período.

“Feriados sempre foram experiências muito ruins em relação à pandemia. Em outros momentos a incidência se elevou duas semanas após os feriados. A nossa expectativa é diferente (na Semana Santa), uma vez que estamos na onda roxa, os hotéis não funcionam, há restrições de circulação nos horários noturnos e apenas o essencial fica aberto. O papel de cada um é que vai determinar o sucesso ou não deste momento”, afirmou o secretário.

Veja abaixo a situação registrada nos hospitais de Cataguases, Leopoldina, Viçosa, Barbacena, Ubá e Visconde do Rio Branco entre quinta-feira (1º) e sexta-feira (2).

Cataguases

Fachada do Hospital de Cataguases — Foto: Marcos Gama/Portal Mídia Mineira

Fachada do Hospital de Cataguases — Foto: Marcos Gama/Portal Mídia Mineira

No Hospital de Cataguases, os 10 leitos de UTI para Covid-19 estão ocupados desde o dia 18 de março. Entretanto, entre quarta-feira (31) e sexta-feira (2), houve superlotação nos leitos de enfermaria exclusivos para tratamento da doença.

O setor, que tem capacidade de 20 leitos clínicos, está operando com 29 unidades de forma temporária para atender o aumento das internações. Segundo a instituição, por causa disso, a enfermaria está com a taxa de 145% de ocupação.

Além de pacientes de Cataguases, estão internados também moradores de Juiz de Fora, Além Paraíba, Andrelândia, Chiador, Pirapetinga, Dona Eusébia, Astolfo Dutra e Presidente Bernardes.

Leopoldina

Hospital Casa de Caridade Leopoldinense, em Leopoldina (MG) — Foto: CCL/Reprodução

Hospital Casa de Caridade Leopoldinense, em Leopoldina (MG) — Foto: CCL/Reprodução

O Hospital Casa de Caridade Leopoldinense atingiu 100% de ocupação dos 35 leitos de enfermaria para Covid-19 na quinta-feira (1º). As unidades são ocupadas por moradores de Leopoldina e pacientes de outros municípios.

Já os 19 leitos de UTI da instituição estão com 100% de ocupação desde o dia 18 de março. Pacientes estão sendo transferidos do hospital para outras unidades da Zona da Mata, através da central de regulação de vagas do SUSFácil.

Na última semana, o G1 mostrou que o hospital alertou para risco de desassistência a pacientes graves de Covid-19, já que o estoque do “Kit Intubação” está muito baixo.

Viçosa

Viçosa conta com dois hospitais para tratamento da Covid-19. No Hospital São João Batista, 100% dos leitos do CTI Covid seguem ocupados. Dos 10 leitos ofertados, cinco são ocupados por pacientes positivos de Viçosa e cinco de outros municípios.

A Prefeitura anunciou no último mês a implantação de 7 novos leitos de CTI Covid no Hospital São Sebastião. Todas essas unidades também estavam ocupadas na sexta-feira (2), com três pacientes positivos de Viçosa e quatro de outros municípios.

Sobre a ocupação das enfermarias, a Prefeitura explicou que o Hospital São João Batista conta com 20 leitos clínicos e a taxa de ocupação é de 65%. Há 13 pacientes internados, sendo que quatro estão recebendo suporte intensivo.

São nove pacientes positivos de Viçosa e quatro de outros municípios. Não há paciente internado em leito com suporte intensivo no Pronto Atendimento (PA).

Dos 10 leitos clínicos adultos ofertados no Hospital São Sesbastião, cinco estão ocupados. São quatro pacientes positivos de Viçosa e um de outro município. A taxa de ocupação é de 50%.

Em relação aos leitos clínicos pediátricos, há um disponível e três ocupados. São dois pacientes suspeitos e um confirmado de Viçosa. A taxa de ocupação é de 75%. Há ainda um paciente suspeito de Viçosa internado em leito com suporte intensivo no Pronto Atendimento (PA).

Barbacena

Também na sexta-feira (2), segundo o boletim municipal, Barbacena atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI Covid-19 pelo SUS. São 30 leitos ofertados nos hospitais Ibiapaba, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena (IMAIP).

A situação das enfermarias também é preocupante. Dos 15 leitos clínicos disponíveis no Ibiapaba, 11 estão ocupados. Na Santa Casa, dos 10 leitos, apenas três estão disponíveis.

Já o IMAIP conta com 21 leitos clínicos, sendo que 20 estão ocupados. Na unidade, ainda há 10 leitos com suporte ventilatório, e a ocupação é de 50%.

Ubá

Em Ubá, de acordo com a Prefeitura, 100% dos 32 leitos de UTI para Covid-19 nos hospitais credenciados pelo SUS estão ocupados. A UTI pediátrica para casos de coronavírus também está lotada.

A Administração Municipal informou na última semana a criação de 27 novos leitos clínicos. Deste total, até quinta-feira (1º), 23 ainda aguardavam a conclusão do processo de credenciamento junto ao Ministério da Saúde.

Fonte: G1 Zona da Mata

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *