Proximidade com o feriado preocupa ainda mais os profissionais de saúde. Hemocentro convoca população a comparecer à unidade que funcionará no sábado (16), após o feriado da República. Saiba como doar.
As bolsas de sangue do tipo A- também estão em situação crítica, seguidas pelos outros tipos sanguíneos.
A Fundação Hemominas em Juiz de Fora orientou a suspensão de cirurgias eletivas aos 57 hospitais de 27 cidades atendidas na região da zona da mata, campo das vertentes e sul do estado, por falta de estoque sangue dos tipos O positivo e O negativo.
A informação foi confirmada ao G1 pela responsável pelos setores de captação e cadastro de doadores da unidade, Lidiane Moura.
Desde outubro de 2018, a queda no estoque do hemocentro vem se acentuando e preocupando cada vez mais os profissionais que trabalham na unidade. “Nossa capacidade de atendimento é de 150 por dia, mas ontem ( segunda-feira, 11) atendemos 68 pessoas ao longo de todo o dia. A saída foi orientar o cancelamento de cirurgias eletivas e só trabalhar para atender urgência e emergência,” explica a coordenadora.
Segundo ela, a medida se torna ainda mais drástica já que estamos às vésperas do feriado prolongado, que começa na próxima sexta-feira (15). Além da baixa ainda maior de comparecimento de doadores neste período, em feriados prolongados é maior a chance de ocorrência de acidentes que, acabam provocando o aumento da demanda de bolsas de sangue.
As bolsas de sangue do tipo A negativo também estão em situação crítica, seguidas pelos outros tipos sanguíneos. “Não há situação satisfatória para o nosso estoque de bolsas de sangue. Precisamos muito da colaboração de todos, inclusive das unidades hospitalares que são as principais receptoras de nossos hemocomponentes. É preciso que se mobilizem ainda mais para organizar ações de captação,” reforça Lidiane.
Uma bolsa de sangue fracionada consegue salvar a vida de, pelo menos, quatro pessoas. Já que são extraídos os quatro principais hemocomponentes: hemáceas, plaquetas, plasma e crio. Por isso, é importante que, independente do tipo sanguíneo, as pessoas compareçam ao hemocentro local para fazer sua doação.
Para doar
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é necessário apresentar autorização de um responsável permitindo a doação. A ficha de autorização pode ser impressa no site da entidade e contar com o acompanhamento de um responsável durante o processo da doação.
O doador também precisa estar saudável e não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas anteriores, pesar acima de 50 kg, não ter contraído hepatite depois de 11 anos de idade. Quem tomou a vacina da gripe só pode realizar a doação após 48 horas, se não tiver apresentado nenhuma reação.
Não é precisa estar em jejum, mas é fundamental apresentar documento oficial e original com foto no ato da doação.
Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 155 ( opção 1), por preenchimento de formulário no site ou pelo aplicativo MG APP.