Pular para o conteúdo

Estado confirma primeira morte por Covid-19 em Santos Dumont

Vítima é uma idosa de 71 anos, que morreu na última terça-feira; mais de 100 casos são confirmados em Minas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) confirmou, no boletim desta sexta-feira (24), a primeira morte por novo coronavírus (Covid-19) em Santos Dumont, município a cerca de 45 quilômetros de Juiz de Fora. O óbito de uma idosa de 71 anos foi registrado na terça-feira (21), e estava em investigação pela Prefeitura Municipal desde então. Em âmbito estadual, outras duas mortes foram confirmadas pela pasta, em informativo que teve recorde de casos confirmados de infecção pelo vírus, com mais de 100 pacientes que testaram positivo.

De acordo com informações fornecidas pela Prefeitura de Santos Dumont ainda na terça-feira, a idosa estava internada há 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Misericórdia de Santos Dumont, após ser submetida a uma colecistectomia – procedimento para a retirada da vesícula biliar. A idosa tinha comorbidades como arritmia cardíaca e hipertensão, e o quadro pós-cirúrgico estava em processo de normalização, inclusive com perspectiva de alta médica. Entretanto, o quadro de saúde da idosa, que testou positivo para o coronavírus em 12 de abril, voltou a piorar até que a morte fosse constatada nove dias depois.

Atualmente, Santos Dumont tem 13 casos confirmados pela Prefeitura, além de 27 pacientes em suspeita. A idosa foi a primeira morte investigada pela doença no município, em óbito que ocorreu no mesmo hospital em que, no último dia 13, apareceram os dois primeiros pacientes comprovadamente infectados por Covid-19 na cidade. A suspeita era de que a doença teria sido transmitida por profissional da unidade de saúde. Santos Dumont está em situação de emergência em saúde pública desde o dia 16 de março.

54 óbitos em Minas

Outras duas mortes foram confirmadas pela SES no informativo desta sexta-feira. Ambas ocorreram em Belo Horizonte, sendo que uma vítima foi uma idosa de 86 anos, que teve o óbito constatado no último dia 17 e não foi identificada doenças associadas à Covid-19; e a outra vítima foi uma mulher de 59 anos, com comorbidades, a qual teve a morte confirmada na quinta-feira (23). A pasta estadual não registrou os três óbitos confirmados pela Prefeitura de Juiz de Fora também na quinta.

Os dados estaduais apontam para aumento em óbitos em investigação para a Covid-19, com 91 investigações transcorrendo, em relação a 85 mortes suspeitas no boletim anterior. Até o momento, 330 óbitos foram descartados para a doença.

Salto recorde em casos confirmados

O informe estadual também destacou o aumento de 111 casos confirmados de coronavírus no estado em um dia, recorde desde o início dos informativos. Agora, são 1.419 pacientes com confirmações de infecção em Minas, além de 73.271 pessoas em suspeita de contaminação.

Juiz de Fora

Juiz de Fora teve aumento de três casos no boletim estadual, alcançando 103 pacientes confirmados. O número ainda é substancialmente inferior ao divulgado pela Prefeitura Municipal, a qual já confirma 118 casos da doença na cidade. A capital Belo Horizonte é a cidade com mais casos da doença no estado, com 508 confirmações.

No total, 19 cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes já registraram pacientes que testaram positivo para a Covid-19. Além de Juiz de Fora, os demais municípios são: Barbacena (4), Belmiro Braga (1), Carangola (1), Cataguases (3), Divinésia (1), Espera Feliz (5), Goianá (2), Lavras (7), Leopoldina (1), Manhuaçu (3), Maripá de Minas (1), Muriaé (7), Pirapetinga (1), Porto Firme (1), Santos Dumont (3), São João Nepomuceno (1), São João del-Rei (5) e Ubá (4).

 

Fonte: Tribuna de Minas

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *