Medida ocorre após o avanço de Juiz de Fora para a Onda Verde do programa estadual ‘Minas Consciente’.
A Prefeitura de Juiz de Fora, através da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), informou que os espaços culturais de administração do município serão reabertos de forma gradativa a partir da próxima terça-feira (3).
A medida ocorre após o avanço de Juiz de Fora para a Onda Verde do programa estadual “Minas Consciente”, que autoriza a retomada de atividades artísticas e culturais no município.
Segundo o Executivo, a estratégia é reativar os equipamentos urbanos geridos pela Funalfa por etapas, de modo a garantir a segurança dos usuários e dos funcionários frente à pandemia de Covid-19.
Um rígido protocolo sanitário, que inclui controle de distanciamento, disponibilização de álcool em gel, higienização frequente das áreas de circulação e cobrança do uso de máscara de forma adequada, entre outras medidas, será adotado em todas as unidades.
Retomada
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/x/P/9TjgEaQCWhUD5VTcv4OQ/paschoal-carlos-magno.jpg)
Teatro Paschoal Carlos Magno — Foto: Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação
A etapa inicial do retorno das atividades acontece na terça-feira (3). A Biblioteca Municipal Murilo Mendes, no Centro, e a Casa de Leitura Delfina Fonseca Lima, em Benfica, estarão aptas a receber a devolução de livros que foram emprestados antes do fechamento dos espaços, no dia 17 de março. Não haverá multas, e o atendimento ocorrerá nas portas de acesso às unidades, sem circulação no interior dos prédios, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
A expectativa é de que a próxima fase a ser implantada nas bibliotecas Murilo Mendes e Delfina seja o empréstimo de publicações, mas ainda não há data definida.
“Por 15 dias, vamos monitorar o funcionamento da devolução de livros para analisar a hora de dar o próximo passo”, afirmou o gerente de espaços da Funalfa, Luiz Fernando Priamo,
Em relação ao Centro Cultural Bernardo Mascarenhas e ao Museu Ferroviário de Juiz de Fora, também na terça-feira será aberto um cadastro para pessoas interessadas em visitar o acervo e as exposições.
A lista terá o nome completo, CPF e contato telefônico e de e-mail, por meio dos quais o inscrito poderá ser informado sobre a data e o horário da atividade.
“Ainda não há dia definido para início da visitação, porque aguardamos a flexibilização da norma de distanciamento de dez metros quadrados entre pessoas nas áreas internas, prevista no Minas Consciente,” explicou o gerente.
O cadastro pode ser solicitado pelos e-mails do CCBM e do Museu: [email protected] e [email protected], respectivamente. Cada pessoa terá direito de agendar até dois nomes.
No caso do Museu Ferroviário, será liberado o uso gratuito das áreas externas para registros em vídeo de espetáculos e apresentações, de acordo com o protocolo que determina quatro metros quadrados de distanciamento em espaço externo.
Tal ocupação ocorrerá com equipes de vídeo, elenco e produção em número reduzido. O agendamento também será feito pelo e-mail do espaço.
No Teatro Paschoal Carlos Magno, haverá liberação gratuita do palco e dependências para registros em vídeo de espetáculos e apresentações, seguindo o protocolo de dez metros quadrados de distanciamento. O uso também ocorrerá com equipes de vídeo, elenco e produção reduzidas. O agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected].
Já sobre as atividades oferecidas pela Praça CEU em Benfica, a Funalfa informou que as oficinas de esporte e cultura não serão retomadas de forma presencial neste primeiro momento. Os conteúdos seguem ministrados em ambiente virtual.
No entanto, a Praça CEU retoma o empréstimo da quadra coberta, que pode ser solicitado pelo telefone (32) 3218-1020, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 12 às 16 horas, no sábado e no domingo.