O Procon divulgou na segunda-feira (5) a lista das empresas que registraram maior número de reclamações durante o período.
A Telemar Norte e Leste S/A, empresa de telefonia e internet, liderou a lista de empresas contra as quais foram registradas mais reclamações junto à Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora no primeiro semestre de 2021. A lista foi divulgada pelo órgão na segunda-feira (5).
De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, a Telemar recebeu 809 reclamações, 9,59% do total registrado até o dia 30 de junho. Outras três outras empresas de telefonia também estão entre as 10 primeiras empresas, sendo a Claro S.A. em 4º lugar, a Tim Celular S/A em 6º e a Telefônica Brasil S/A na 7ª posição.
A Cemig Distribuição S/A ficou em 2º lugar entre as empresas que registraram mais reclamações, com 351 queixas, seguida do Banco Bradesco, com 258.
Veja a lista:
Atendimentos registrados nos primeiros seis meses de 2021
Empresa | Total de atendimentos | Porcentagem |
Telemar Norte e Leste S/A | 809 | 9,59% |
Cemig Distribuição S.A. | 351 | 4,16% |
Banco Bradesco | 258 | 3,06% |
Claro S.A. | 235 | 2,79% |
Caixa Econômica Federal | 230 | 2,73% |
Tim Celular S/A | 212 | 2,51% |
Telefônica Brasil S/A | 182 | 2,16% |
Via Varejo S/A Loja Física | 175 | 2,08% |
Banco C6 Consignados S/A | 154 | 1,83% |
Banco BMG S/A | 135 | 1,6% |
Já nos registros on-line, realizados através da página do consumidor, foram registradas 7.531 reclamações no primeiro semestre de 2021.
Nessa lista, é a Vivo/Telefônica quem assume a liderança do ranking, com 549 das reclamações, seguida pela Tim, com 515 registros e em 3º lugar a Oi Fixo, com 499.
Veja os 10 primeiros colocados:
Registros on-line
Empresa | Total de registros | Porcentagem |
Vivo – Telefônica | 549 | 7,29% |
Tim | 515 | 6,84% |
Oi Fixo | 499 | 6,63% |
Oi Celular | 414 | 5,50% |
Americanas.com | 242 | 3,21% |
Caixa Econômica Federal | 232 | 3,08% |
Claro Celular | 221 | 2,93% |
Mercado Pago | 159 | 2,11% |
Casasbahia.com | 147 | 1,95% |
Cemig | 145 | 1,93% |
Posicionamento das empresas
Em resposta ao G1, a Cemig enviou uma nota afirmando estar sempre trabalhando na melhoria de seus serviços e relacionamento com o público. (Leia na íntegra)
“A Cemig esclarece que trabalha continuamente na melhoria de seus processos de relacionamento com os clientes, e está investindo fortemente na digitalização dos canais de atendimento, bem como na modernização da rede elétrica e na busca constante da qualidade e segurança no fornecimento de energia elétrica
Recentemente, a companhia divulgou o maior plano de investimento da sua história e irá investir, até 2025, o valor de R$ 22,5 bilhões em geração, transmissão e distribuição de energia, geração distribuída e comercialização de gás.
Apenas no sistema elétrico de distribuição, que atende mais de 8,7 milhões de clientes, serão R$ 12,5 bilhões em investimentos, com foco na modernização da rede, de forma a induzir o desenvolvimento econômico do estado de Minas Gerais”
O G1 entrou em contato com as outras empresas citadas nessa matéria, além de com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e solicitou notas de posicionamento, mas não houve retorno até a última atualização desta matéria. O contato não foi possível com a Casas Bahia.
Fonte: G1 Zona da Mata