Pular para o conteúdo

Empresas de telefonia e internet lideram o ranking de reclamações em Juiz de Fora no primeiro semestre de 2021

O Procon divulgou na segunda-feira (5) a lista das empresas que registraram maior número de reclamações durante o período.

A Telemar Norte e Leste S/A, empresa de telefonia e internet, liderou a lista de empresas contra as quais foram registradas mais reclamações junto à Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora no primeiro semestre de 2021. A lista foi divulgada pelo órgão na segunda-feira (5).

De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, a Telemar recebeu 809 reclamações, 9,59% do total registrado até o dia 30 de junho. Outras três outras empresas de telefonia também estão entre as 10 primeiras empresas, sendo a Claro S.A. em 4º lugar, a Tim Celular S/A em 6º e a Telefônica Brasil S/A na 7ª posição.

A Cemig Distribuição S/A ficou em 2º lugar entre as empresas que registraram mais reclamações, com 351 queixas, seguida do Banco Bradesco, com 258.

Veja a lista:

Atendimentos registrados nos primeiros seis meses de 2021

Empresa Total de atendimentos Porcentagem
Telemar Norte e Leste S/A 809 9,59%
Cemig Distribuição S.A. 351 4,16%
Banco Bradesco 258 3,06%
Claro S.A. 235 2,79%
Caixa Econômica Federal 230 2,73%
Tim Celular S/A 212 2,51%
Telefônica Brasil S/A 182 2,16%
Via Varejo S/A Loja Física 175 2,08%
Banco C6 Consignados S/A 154 1,83%
Banco BMG S/A 135 1,6%

Já nos registros on-line, realizados através da página do consumidor, foram registradas 7.531 reclamações no primeiro semestre de 2021.

Nessa lista, é a Vivo/Telefônica quem assume a liderança do ranking, com 549 das reclamaçõesseguida pela Tim, com 515 registros e em 3º lugar a Oi Fixo, com 499.

Veja os 10 primeiros colocados:

Registros on-line

Empresa Total de registros Porcentagem
Vivo – Telefônica 549 7,29%
Tim 515 6,84%
Oi Fixo 499 6,63%
Oi Celular 414 5,50%
Americanas.com 242 3,21%
Caixa Econômica Federal 232 3,08%
Claro Celular 221 2,93%
Mercado Pago 159 2,11%
Casasbahia.com 147 1,95%
Cemig 145 1,93%
De acordo com o superintendente do Procon-JF, Eduardo Floriano, a divulgação do ranking é importante instrumento para orientação dos consumidores de Juiz de Fora sobre quais empresas devem ou não escolher para comprar produtos ou contratar serviços.

Posicionamento das empresas
Em resposta ao G1, a Cemig enviou uma nota afirmando estar sempre trabalhando na melhoria de seus serviços e relacionamento com o público. (Leia na íntegra)

“A Cemig esclarece que trabalha continuamente na melhoria de seus processos de relacionamento com os clientes, e está investindo fortemente na digitalização dos canais de atendimento, bem como na modernização da rede elétrica e na busca constante da qualidade e segurança no fornecimento de energia elétrica

Recentemente, a companhia divulgou o maior plano de investimento da sua história e irá investir, até 2025, o valor de R$ 22,5 bilhões em geração, transmissão e distribuição de energia, geração distribuída e comercialização de gás.

Apenas no sistema elétrico de distribuição, que atende mais de 8,7 milhões de clientes, serão R$ 12,5 bilhões em investimentos, com foco na modernização da rede, de forma a induzir o desenvolvimento econômico do estado de Minas Gerais”

O G1 entrou em contato com as outras empresas citadas nessa matéria, além de com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e solicitou notas de posicionamento, mas não houve retorno até a última atualização desta matéria. O contato não foi possível com a Casas Bahia.

Fonte: G1 Zona da Mata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *