Pular para o conteúdo

Em live, prefeito de Juiz de Fora diz que cidade pode enfrentar nova onda de contágio da Covid-19

Em live realizada na manhã desta terça-feira (22), o prefeito Antônio Almas (PSDB) falou sobre o aumento dos casos de Covid-19 nas últimas semanas em Juiz de Fora.

Ele também alertou sobre a possibilidade de o município estar em uma segunda onda de contágio do coronavírus.

Até segunda-feira (21), conforme boletim municipal, a cidade tinha 196 mortes pela doença e 5.631 casos confirmados, sendo que 4.837 são considerados recuperados.

“Estamos em uma grande guerra. Algumas batalhas estamos vencendo, mas ainda não vencemos a guerra contra o vírus, apesar de ter uma sensação transmitida pela sociedade de que não temos mais o problema”, afirmou o chefe do Executivo, durante a transmissão.

Aumento após feriado

Segundo Almas, o aumento foi percebido após a semana do feriado da Independência do Brasil, em 7 de setembro.

Conforme os dados apresentados, na semana entre os dias 6 e 12 de setembro, foram confirmados 238 casos.

Já na semana seguinte, de 13 até 19 de setembro, foram confirmados mais 358 casos de coronavírus. Um total de 120 a mais do que o período anterior.

O prefeito atribuiu esse aumento de 50,4% nas notificações positivas ao fato da abertura de novos estabelecimentos por causa da Onda Amarela do Minas Consciente, à reabertura de bares e à diminuição nas taxas de isolamento social durante o feriado.

Isso é preocupante. No mundo todo, nós começamos a ouvir notícias do que está acontecendo na Europa, em Israel, e outros países. Nós sabemos que essa doença vem em ondas, então podemos estar experimentando uma outra onda de contágio agora, que a gente nunca sabe se será da mesma intensidade ou será de intensidade maior. Tudo o que conquistamos até aqui pode cair, se essa onda for muito intensa.
— Prefeito Antônio Almas (PSDB) durante transmissão nesta terça-feira (22).

Além do aumento dos casos confirmados, Almas relatou que na semana entre 13 e 19 de setembro, foram registrados 16 óbitos.

Em agosto foi a última em que foi contabilizada essa quantidade de mortes em uma semana.

Sobre a capacidade no sistema de saúde, Almas afirmou que a ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) está em 78%, o que garante uma margem de segurança em caso de um aumento repentino.

Entretanto, ele acrescentou que a ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 no SUS está alta. Juiz de Fora possui 231 leitos exclusivos para tratamento do coronavírus pelo SUS, somado os dados de UTI e enfermaria. Destes, 137 estão ocupados nesta terça-feira (22).

Medidas de distanciamento

Por conta dos números, o prefeito informou que ainda não há previsão de avanço para a Onda Verde, a última etapa do programa.

A microrregião de Juiz de Fora foi autorizada a passar para esta fase pelo Governo de Minas, na última semana.

Almas voltou a pedir à população que siga as medidas de distanciamento social, uso correto das máscaras e evitem aglomeração, principalmente ao público mais jovem.

Ele reforçou que o cumprimento dessas medidas é “um esforço de toda a coletividade”.

Fonte: G1 Zona da Mata

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *